Custas e Despesas Processuais

Sistema de Gestão Financeira para Advocacias

Registro e Controle de Adiantamento e Reembolsos das Custas e Despesas Processuais.

Pagar antecipadamente as custas e despesas processuais dos clientes e solicitar o reembolso ao final do processo é algo bastante comum em muitos escritórios de advocacia e o controle desses lançamentos pode ser trabalhoso.

Em outro cenário, o cliente antecipa esses valores para custear as despesas do seu processo e neste caso vem a dificuldade em controlar o saldo desse adiantamento para prestar contas ao cliente.

O Sistema Computar para Advocacias abrange desde o controle de adiantamentos do cliente, pagamento das custas e despesas até o recebimento dos reembolsos.

Além disso, o processo de reembolso de custas e despesas processuais é totalmente transparente para seu cliente, que recebe por e-mail um extrato detalhado dos valores junto dos comprovantes de pagamentos das despesas . Se houver saldo a ser reembolsado pelo cliente, o sistema também encaminha o boleto bancário ou dados para depósito em conta.

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Reembolso de Custas e Despesas Processuais – Principais Recursos

Adiantamento de custas e despesas processuais

Quando o escritório de advocacia receber um adiantamento do cliente para pagamento das despesas e custas processuais, o sistema passa a controlar o saldo disponível, abatendo todas as despesas já pagas pelo escritório de advocacia.

A qualquer momento, é possível prestar contas ao seu cliente através do extrato detalhado das movimentações.

Rateio de custas e despesas processuais

O sistema permite registrar as despesas e custas processuais para um determinado cliente, ou realizar um rateio entre vários clientes, podendo ser em partes iguais, ou com diferentes percentuais entre eles.

Este recurso é utilizado, por exemplo, em despesas de deslocamento e hospedagem, onde o advogado atendeu durante sua estada, mais de um cliente. Desta forma, ao gerar a solicitação de reembolso a cada um deles, o valor que será cobrado é o valor rateado no momento do lançamento da despesa.

Divisão por subcontas (pastas) de cobrança

Existem casos em que um mesmo cliente possui divisões de pastas ou processos dentro do escritório.

Os adiantamentos e reembolsos também respeitam essa divisão através de subcontas, dividindo o saldo de processo.

Os relatórios de prestação de contas que são enviados para seu cliente podem ser gerados de forma global, ou separadas por subconta , permitindo visualizar uma ou todas as subcontas por cliente.

Descritivo de despesas detalhado por e-mail

Tão importante quanto controlar todos esses lançamentos de adiantamento e reembolso, é garantir transparência no momento da prestação de contas para seu cliente.

Para isso, o sistema gera um relatório com o descritivo de todas as despesas que compõem aquela cobrança, com os detalhes de cada despesa ou custa processual que foi custeada pelo escritório.

Se houver saldo a ser reembolsado pelo cliente, o sistema inclui no e-mail os dados para depósito, pix ou boleto bancário, de acordo com a forma de pagamento escolhida.

Comprovantes enviados por e-mail

Completando o descritivo de despesas, o sistema permite a advocacia anexar os comprovantes de pagamento referente as despesas como anexo no mesmo e-mail de prestação de contas ao cliente.

Os comprovantes podem ser agrupados em pastas por cliente, ou separadas pelo mês da prestação de contas, ou ainda uma única despesa avulsa, cobrada separadamente.

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