Controle Financeiro Jurídico

Sistema de Gestão Financeira para Advocacias

Organize todos os lançamentos financeiros da sua advocacia: Caixa, Bancos, Conciliação de Conta Corrente, Contas a Pagar e a Receber, Cobrança Bancária.

O uso de um bom software é a principal ferramenta para que sua advocacia não perca o controle dos lançamentos financeiros.

Os recursos disponíveis no Sistema Computar para Advocacia são integrados e permitem o controle financeiro através de processos simples e claros para o usuário.

O faturamento dos contratos advocatícios registram automaticamente os lançamentos no contas a receber, que por sua vez é integrado com a cobrança que pode ser realizada por boleto bancário, pix ou depósito em conta.

Já no contas a pagar, as despesas são classificadas em contas gerenciais e centros de custos, que criam uma visão a longo prazo servem como base para o fluxo de caixa.

A conciliação bancária é simples e permite a verificação de toda movimentação de suas contas correntes em uma única tela. O sistema também faz o controle do caixa físico ou em espécie.

Fale conosco e saiba como podemos ajudar na sua Gestão Financeira.

Leave this field blank

Vamos agendar uma demonstração personalizada para sua advocacia?

Agendar
Visão Geral
do Sistema
Contratos Advocatícios
Honorários Advocatícios
Controle Financeiro
Custas Processuais
Relatórios Gerenciais
Diferenciais do Sistema

Controle Financeiro Jurídico – Principais Recursos

Contas a pagar

Além dos controles tradicionais de um contas a pagar, o Sistema Computar para Advocacias inclui ferramentas específicas para atender as necessidades do segmento de advocacia, tornando sua gestão mais eficiente.

Os lançamentos do contas a pagar podem ser divididos entre as despesas operacionais da sua advocacia e os registros de custas e despesas processuais. Dessa forma, é possível limitar o acesso aos lançamentos por tipo (operacional ou custas), evitando que determinados usuários tenham acesso a informações sensíveis, como por exemplo, o pró-labore dos sócios.

As despesas fixas mensais, como contas de consumo, podem provisionar valores previstos por vários meses, em um único lançamento. Ao receber a cobrança do mês, basta ajustar a previsão com o valor real e o fluxo de caixa estará atualizado instantaneamente.

Todas as despesas são classificadas em contas gerenciais, centro de custos e filiais, o que permite a apuração dos valores de forma parcial pelos Relatórios Gerenciais.

Contas a receber

Assim como no contas a pagar, implementamos recursos que ajudam os gestores financeiros das advocacias no controle dos recebíveis.

Os lançamentos a receber podem ser alocados em contas bancárias específicas ou mantidos em carteira, além de serem identificados com uma entre as forma de pagamento que o sistema contempla, como por exemplo, em espécie, depósito bancário, pix, cartão de crédito, boleto bancário, cheque, entre outras.

Para manter as informações sempre atualizadas, o sistema oferece ferramentas para realização de operações em lotes, como troca de contas e carteiras de cobrança, forma de pagamento, ou agrupamento de vencimentos.

Como opções de consulta, é possível ao usuário selecionar as colunas que deseja visualizar, filtrar e ordenar as informações, imprimir relatórios ou exportar dados para a área de transferência do Windows, ou diretamente para uma planilha do Excel.

Agrupamento de faturas

O módulo de Controle Financeiro Jurídico permite agrupar parcelas registradas no contas a pagar e a receber em uma única fatura.

Nos lançamentos a receber, este recurso pode ser utilizado em renegociação de parcelas em atraso com um cliente, gerando uma nova fatura.

No contas a pagar, podemos gerar a fatura do cartão de crédito a partir de várias despesas que foram lançadas ao longo do mês, agrupando todas elas em um único vencimento.

Grupos empresariais

O sistema permite agrupar diversos clientes em um mesmo grupo empresarial.

Dessa forma, é posível Nos casos em que diversos clientes fazem parte de um mesmo grupo empresarial. Nestes casos, é importante consultar e gerar as cobranças por grupo empresarial, para que possam ser conferidos e enviados separadamente.

O sistema Computar disponibiliza essa facilidade em várias telas do módulo financeiro, tanto no faturamento dos honorários como na cobrança dos reembolsos.

Conta corrente

Mantenha o controle das suas contas e saldos bancários com o módulo de Controle Financeiro Jurídico.

O sistema permite consultar extratos e conferir de forma individualizada cada uma das contas correntes.

Também é possível registrar lançamentos futuros, que ainda não foram compensados no banco, e dessa forma, projetar saldos em datas posteriores.

A conta corrente é integrada com o contas a pagar e a receber. Dessa forma, os pagamentos efetivados no contas a pagar e os recebimentos realizados no contas a receber, são registrados automaticamente pelo sistema, na conta corrente correspondente.

O sistema não permite exclusão de lançamentos, tornando o controle confiável. Em caso de erros, a correção é feita através do lançamento de estorno. Neste cenário, o sistema se encarrega de realizar os estornos do crédito e do débito, não deixando margem para erros nos saldos.

Cobrança bancária integrada

A partir do contas a receber, o usuário pode emitir, imprimir e registrar boletos bancários.

A cobrança bancária é integrada com os sistemas dos bancos, através da troca de arquivos padrão CNAB.

Os arquivos de remessa são enviados pela sua advocacia para os bancos e registram os boletos emitidos pela advocacia no sistema bancário.

Já os arquivos de retorno são gerados e disponibilizados pelos bancos e são utilizados pelo sistema para realizar a conciliação da cobrança com as informações do sistema.

O sistema trata de forma automática várias operações da cobrança bancária, como as liquidações, baixas, envio para cartório e aviso de protesto, alteração de vencimento, entre outras operações. Para controle do gestor, todas as ações realizadas pelo sistema são apresentadas ao usuário por meio de relatórios.

Caixa interno / Caixa Espécie / Caixa Físico

De forma parecida com as contas bancarias, o módulo de Controle Financeiro Jurídico também controla o caixa interno da advocacia, também conhecido como espécie ou físico.

Todos os recebimentos e pagamentos feitos em espécie, refletem como entrada e saída de recursos do caixa.

O sistema permite criar diferentes caixas para controle de saldo por advogado, nos casos em que o escritório antecipa valores para custeio das despesas do advogado. Na prestação de contas, as despesas são devidamente classificadas e o saldo restante transferido para o caixa principal.

Conta corrente de clientes e fornecedores

O sistema permite consultar a conta corrente de clientes e fornecedores por período, partindo do saldo anterior a data inicial informada, e relacionando as entradas e saídas financeiras, até o saldo correspondente na data final informada.

Como recurso adicional, é possível solicitar ao sistema a inclusão dos lançamentos previstos no período, mas que ainda não foram liquidados, projetando um saldo futuro do cliente ou fornecedor.

O extrato também pode ser baseado apenas nos lançamentos de adiantamento, demonstrando para clientes e fornecedores os valores que foram antecipados, como foram utilizados e o saldo ainda disponível na conta de antecipação.

No caso dos adiantamentos é possível criar subcontas de um mesmo cliente ou fornecedor, para controle de saldos separados por projetos, pastas, ou processo.

Fechamento de Competência

Quando uma competência já foi conferida e seus saldos estão fechados, o sistema permite “trancar” o banco de dados para evitar que qualquer movimentação seja feita com data anterior a data de travamento informada.

O objetivo deste recurso é garantir ao gestor financeiro que nenhuma modificação nos lançamentos será feita de forma equivocada, alterando assim os saldos já conciliados.

Fale conosco e saiba como podemos melhorar sua gestão financeira

Contate-nos
Computar

Rua José Bianchi, 555
Edíficio New Office • Sala 1915
Ribeirão Preto / SP • 14096-730

×