Encontrar e firmar parcerias financeiras estratégicas tornou-se crucial para a sustentabilidade e o desenvolvimento de qualquer empresa no cenário atual, que é altamente competitivo. Isso porque essas parcerias, além de ajudarem a otimizar a gestão financeira do escritório, oferecem recursos valiosos para a sua capacidade de expansão.
Se pensadas e aplicadas de forma estratégica, essas parcerias financeiras podem revolucionar a maneira como o escritório opera, viabilizando novos contextos e novas bases em que o escritório trilhará para o sucesso financeiro.
Mas, afinal, que parcerias são essas? Pensando nisso, reunimos, neste texto, as principais colaborações financeiras que um escritório pode ter, a fim de investir com propósito.
1. Instituições bancárias e financeiras
Firmas parcerias com bancos e demais instituições financeiras é fundamental para ter acesso a linhas de crédito e financiamentos. Com esse acesso, o escritório pode obter capital para cobrir despesas operacionais, em cenários de retração, investir em sua expansão fortalecer o capital de giro, etc. Ter essa possibilidade abre margem para que o escritório usufrua de maior flexibilidade financeira, o que é fundamental para lidar tanto com momentos de baixa entrada quanto com momentos de ascensão.
2. Consultores financeiros
Na faculdade de Direito, não se ensina gestão financeira, certo? Por isso, a maior parte dos advogados necessitam de consultoria para gerenciar não só suas finanças pessoais como também as finanças empresariais, do escritório. Esse aporte gerencial é fundamental para que os gestores não comentam o erro primário e grave de confundir os patrimônios (pessoal e do escritório). Por isso, a parceria com consultores financeiros é estratégica no sentido de melhorar as práticas financeiras.
3. Investidores
Outra parceria fundamental para escritórios que visam ao crescimento exponencial de seu nome é a parceria com investidores. Isso porque esses investidores irão fornecer o capital necessário para que se possa abrir novas filiais, bem como para investir em seu crescimento. Para além disso, essa colaboração pode ainda resultar em um bom networking, pois a presença dos investidores tem o potencial de expandir a rede de contatos, o que representa, consequentemente, a expansão dos recursos.
4. Prestadores de serviços especializados
Outra parceria que tende a trazer inúmeros benefícios para a qualidade do serviço prestado em um escritório é a parceria com empresas correlacionadas, como de contabilidade e tecnologia. A interação com esses parceiros pode promover a consolidação do escritório no mercado jurídico, uma vez que representa a formação de um verdadeiro ecossistema de produtividade pelo qual o cliente paga e paga caro.
Conclusão
Essas parcerias, apesar de óbvias, muitas vezes têm a sua importância ignorada ou mesmo negligenciada pelos escritórios. Entretanto, elas são cruciais para o crescimento de um escritório, pois, além de oferecerem suporte financeiro, auxiliam o escritório na expansão de suas potencialidades.