Como funciona a auditoria financeira em um escritório de advocacia?

O papel de uma auditoria financeira, em uma instituição, é de fundamental importância para manter íntegras e eficientes as suas operações financeiras, uma vez que seu principal objetivo é assegurar que a gestão dos recursos seja feita de forma adequada e em conformidade com as regulamentações.

Mas, tomando-a por uma acepção prática, o que é uma auditoria financeira no ambiente jurídico? Bom, para os escritórios de advocacia, em que a gestão financeira é bastante complexa devido às fontes de renda diversas, a auditoria financeira desempenha os papéis de mapeamento e regulação das operações financeiras do escritório.

Isso porque, dentre outras funções, a auditoria avalia os registros contábeis, os controles internos e sua efetividade, a conformidade com as normas contábeis, etc. Assim, é possível identificar distorções, antecipando-se a potenciais fraudes e tendo uma visão clara a respeito da saúde financeira do escritório de advocacia.

Como realizar auditoria financeira em um escritório de advocacia?

Como se trata de um processo detalhado que demanda a reunião de diversas ferramentas de análise, é preciso seguir um passo a passo, a fim de que a auditoria financeira seja, de fato, bem sucedida. Pensando nisso, elencamos abaixo, de forma objetiva, o caminho da auditoria até o seu pós. Confira!

1. Planejamento

O planejamento é sempre o primeiro passo do que quer que se faça e que se pretenda bem sucedido. Afinal, o sucesso de todo projeto/plano começa em saber para onde ir e com gestão não é diferente! Por isso, para começar o processo de auditoria de um escritório de advocacia, os primeiros passos são:

  • Defina as áreas que serão auditadas (ex: receita de honorários, despesas operacionais, etc);
  • Determine o objetivo da auditoria nas áreas auditadas;
  • Selecione os profissionais mais qualificados para a função;
  • Crie um plano detalhado, com cronograma, definição das áreas de atuação e metodologias adotadas.

2. Revisão de procedimentos e documentação

Agora, com um plano bem detalhado em mãos, é hora de se debruçar sobre os documentos financeiros relevantes para a auditoria, bem como analisar os procedimentos aplicados. Para isso:

  • Reúna os principais documentos financeiros (ex: contratos de honorários, extratos, livros de registro contábil, etc);
  • Avalie, com base na documentação, a pertinência e efetividade dos controles financeiros existentes, identificando potenciais lacunas.

3. Execução

Agora, é hora de se debruçar sobre o “grosso” das informações financeiras. Para isso, é preciso:

  • Verificar o registro correto de todas as receitas (comparando com extratos, faturas, contrato de honorários, etc);
  • Revisar as despesas, verificando, um a um, seus comprovantes;
  • Analisar os registros de conciliação bancária;
  • Revisar todos os contratos de clientes.

4. Detecção de problemas e potenciais riscos

Depois de conhecer a fundo a vida financeira do escritório de advocacia, é hora de analisar os resultados, informando:

  • Erros e discrepâncias identificados;
  • Sinais de irregularidades ou má gestão dos recursos;
  • Repercussão dos problemas encontrados;
  • Definição das áreas que precisam de melhorias.

5. Elaboração do relatório

Depois de todos esses passos, a fim de facilitar a compreensão do trabalho de auditoria, é fundamental a elaboração de um relatório, o qual deve incluir não somente um resumo dos problemas encontrados, como também, e necessariamente, as recomendações.

6. Plano de ação

Por fim, com o documento da auditoria em mãos, é hora de desenvolver um plano de ação voltado a implementar as recomendações do relatório da auditoria. Para isso, é crucial estabelecer prazos e definir responsabilidades. Para isso, é fundamental:

  • Acompanhar a implementação das ações corretivas;
  • Solicitar feedback das partes envolvidas no processo de auditoria.

Conclusão

Seguindo este passo a passo, será possível realizar uma auditoria financeira efetiva em seu escritório de advocacia. Para isso, não deixe de contar com as nossas ferramentas de gestão financeira, que são desenvolvidas exatamente para melhorar a dinâmica gerencial do seu escritório de advocacia.

Fale conosco e saiba como podemos melhorar sua gestão financeira

Contate-nos

Rua José Bianchi, 555
Edifício New Office • Sala 1915
Ribeirão Preto / SP • 14096-730