Num cenário econômico tão instável quanto o brasileiro, as crises são uma realidade a que todo gestor deve se antecipar. E essa antecipação exige a atenção tanto para os sinais evidentes quanto para os sinais sutis.
Isto é, se você, advogado-gestor, quiser se preparar para eventuais crises financeiras, não basta apenas observar a movimentação do fluxo de caixa, pois é indispensável também a atenção para indicadores menos óbvios, como é o caso da satisfação dos clientes.
Portanto, para que a avaliação seja, de fato, precisa é essencial interpretar o que dizem os indicadores financeiros à luz do contexto gerencial do escritório. Pensando em te ajudar com isso, nós, da Equipe Computar, reunimos neste texto alguns dos indicadores mais comuns de uma crise financeira em um escritório de advocacia.
Ficou interessado? Então, siga conosco!
Sinais de que o seu escritório de advocacia está vivendo uma iminência de viver uma crise
Diminuição de receita
O primeiro e mais óbvio sinal de uma crise financeira em um escritório de advocacia é, sem dúvida, a redução dos valores de entrada. E essa redução pode se manifestar de diversas formas, como, por exemplo, com a queda de honorários, com a diminuição do volume de entrada das ações, redução do número de contratos de assessoria, etc.
Esses indicadores devem ser interpretados à luz do contexto gerencial do escritório, analisando-se, por exemplo, os relatórios financeiros, a fim de detectar o mais rápido possível a origem do problema.
Aumento de despesas
O aumento de despesas operacionais deve sempre ser acompanhado de perto, pois essas despesas precisam ser, necessariamente, funcionais. Isto é, elas devem ser investimentos que o escritório faz a fim de dinamizar o seu funcionamento.
Para além disso, essas são despesas que não podem, em hipótese alguma, ultrapassar a receita do escritório. Esses gastos precisam ser alinhados à receita gerada, a fim de que não haja um desequilíbrio financeiro.
Liquidez com problemas
Este, sem dúvida, é o sinal mais crítico de crise financeira em um escritório. Isso porque a obrigação básica de todo empreendimento é a de bancar a si mesmo. Por isso, problemas com a liquidez indicam já um grau sério de dificuldades financeiras, pois honorar com os compromissos e arcar com os custos que gera é condição primária para um gerenciamento sustentável.
Insatisfação dos clientes
Apesar de não ser, propriamente, um indicador financeiro, a satisfação dos clientes é um indicador da qualidade do serviço prestado, o que pode gerar problemas financeiros, como a redução da base de clientes. Por isso, a fim de identificar e de se antecipar a uma crise financeira no escritório de advocacia, é fundamental analisar sempre o desempenho do escritório no relacionamento com o cliente.
Conclusão
Estes são os sinais mais claros de que a sua advocacia empreendedora está em crise. Por isso, é fundamental realizar o acompanhamento desses indicadores, o que demanda uma gestão não reativa, mas sim proativa e consistente.