Por que utilizar um sistema de gestão financeira em seu Escritório de Advocacia?

A Advocacia, como toda profissão liberal, exige organização e preparo por parte dos advogados, que precisam saber harmonizar a imprevisibilidade com a manutenção de toda a estrutura que integra a prestação do serviço. E fazer isso é um verdadeiro desafio, pois, ainda que haja um setor administrativo, o Escritório, por vezes, não conhece práticas modernas de gestão financeira e se mantém apegado a rotinas administrativas desconexas e contraproducentes.

O controle financeiro, nesse cenário, é confundido com longas, rígidas e imprecisas planilhas que, muitas vezes, não dão conta de refletir a real situação do Escritório. Com isso, não só se perde o controle do fluxo de caixa, mas, principalmente, perde-se a própria capacidade de se antecipar a gastos eventuais, a investimentos necessários e a potenciais contenções, o que somente será possível com a otimização desse controle.  

Mas qual a melhor forma de otimizar o controle financeiro? Utilizando um sistema de gestão financeira que atenda efetivamente às necessidades particulares do seu Escritório da forma mais simples, personalizada e dinâmica possível. É o que os Escritórios de Advocacia têm feito, a fim de se manter no mercado jurídico de forma competitiva, gerando valor para o serviço prestado, pois controle é segurança, e segurança é confiança!

A possibilidade de acessar um programa, em seu computador, com interface intuitiva e personalizada que lhe permita acompanhar, em tempo real, todas as informações de entradas e saídas de seu Escritório torna a sua administração apta a formular, em bases confiáveis, um planejamento estratégico realizável, flexível e orgânico. Os reflexos práticos disso se referem ao que, atualmente, constitui uma grande, senão a maior, vantagem competitiva: previsão!

O mercado de trabalho, globalizado e volúvel como está, requer cada vez mais que as organizações tenham uma estrutura dinâmica, capaz de compatibilizar prudência e risco, e apta a fornecer aos gestores condições factíveis de projetar suas ações.

Como saber, por exemplo, qual o momento ideal para ampliar o quadro de profissionais do Escritório, a fim de potencializar a produção jurídica? Como agir tempestivamente quanto à necessidade de conter gastos, preservando o capital de giro? De que forma é possível definir qual o momento adequado para investir no marketing jurídico e na prospecção de clientes?

São respostas que somente a utilização de um sistema de gestão financeira é capaz de oferecer, dada a integração, atualidade e personalização de suas funcionalidades.  Isso porque, quanto mais integrado e atualizado for o planejamento financeiro, maior será a possibilidade de a organização se antecipar, tanto às barreiras quanto às oportunidades iminentes.

E o setor que, efetivamente, viabiliza essa projeção é o setor financeiro de uma organização, pois é ele que detém a atribuição de decodificar os números do negócio, razão pela qual a otimização de suas funções é tão relevante. Enquanto base de toda estrutura organizacional, o setor de finanças tem de funcionar de forma precisa, objetiva e tempestiva. Afinal, o mercado não espera, os clientes não vão até você e as falhas não se corrigem, são corrigidas.  

Fale conosco e saiba como podemos melhorar sua gestão financeira

Contate-nos

Rua José Bianchi, 555
Edifício New Office • Sala 1915
Ribeirão Preto / SP • 14096-730