Como utilizar as redes sociais a favor do seu escritório de Advocacia?

Utilizar as redes sociais a favor do seu escritório é conveniente e importante para o seu crescimento profissional. Afinal, o poder de alcance das redes sociais é tão gigantesco que praticamente nenhum profissional, hoje em dia, pode estar distante dessas plataformas virtuais sem que isso gere dificuldades de visibilidade e crescimento no mercado.

Pensando nisso, a Computar selecionou 5 dicas de como usar as redes sociais a favor do seu escritório. Confira!

1. Instigue a curiosidade das pessoas sobre determinados assuntos jurídicos

Há alguns temas jurídicos que, por si só, despertam a curiosidade das pessoas. Temas da área de Direito de Família, por exemplo, são excelentes para trabalhar com o público das redes sociais. Isso porque, geralmente, dizem respeito à realidade imediata das pessoas. Falar sobre herança, regras de sucessão, pensão alimentícia, multiparentalidade, regime e partilha de bens, união estável, e tantos outros, engaja o público de forma mais orgânica.

Afinal, dois dos fatores determinantes do engajamento orgânico é o interesse e a confiança que o seguidor tem em relação ao perfil. Não se esqueça, é claro, de elaborar temas instigáveis dentro da área jurídica em que o seu escritório atua. Até por que a ideia é utilizar as redes sociais a favor do seu escritório. E isso significa, ao fim e ao cabo, uma forma de prospecção de clientes.

2. Permita que as pessoas tirem dúvidas simples

Uma estratégia muito utilizada pelos profissionais liberais, sobretudo no Instagram, é oferecer ao seguidor a possibilidade de enviar dúvidas. São as famosas “caixinhas de pergunta”. Com elas, o seu escritório pode ter contato direto com o público, constituído – é sempre bom lembrar – por clientes em potencial.

Portanto, a fim de usar as redes sociais a favor do seu escritório, organize um momento em sua agenda para praticar essa interação. Se o escritório for grande e tiver muitos sócios, é ainda melhor, pois amplia a capacidade de retorno em relação às perguntas, além de aumentar a interação.

3. Faça vídeos/textos explicativos e informativos

Um fato sobre redes sociais: as pessoas querem consumir informações de forma rápida e simples. Portanto, é sempre mais interessante elaborar vídeos (como reels, por exemplo), com o máximo de informação e o mínimo de texto possível. Para isso, lembre-se sempre de elaborar pautas com potencial de engajamento, conforme o item 1 deste texto.

Como esse procedimento, apesar de parecer simples, não é, e ainda exige um know-how que os advogados, geralmente, não têm, avalie a viabilidade de contratar um serviço de marketing digital. Dessa forma, você só precisaria pensar nos temas, elaborar um texto simples e o resto ficaria com a equipe.

4. Desmistifique temas

Assim como acontece em áreas como Medicina, História e Biologia, por exemplo, o Direito também sofre bastante com as divagações do senso comum. Trabalhar desmistificando o senso comum tem um potencial altíssimo de engajamento, justamente por que são temas com os quais a sociedade já teve mais que contato, mas também a chance de gerar opinião.

Para isso, é importante sempre estar atento ao noticiário nacional, pois vira e mexe aparecem histórias absurdas envolvendo tema de grande relevância jurídica e social, e que, apesar disso, são digeridos como “meme” pela população.

5. Tenha ética

Para usar as redes sociais a favor do seu escritório, você pode se utilizar de diversas estratégias de marketing jurídico. Mas é sempre bom lembrar que todas elas têm de respeitar, estritamente, a obrigação ética que orienta todas as condutas dos advogados. Por isso, ao falar sobre determinados temas – sobretudo os mais sensíveis à população – é preciso se colocar de forma que fique claro que a sua única intenção é disseminar a informação. Ou seja, nada de autopromoção, tampouco de propaganda explícita do escritório. Isso, inclusive, pode lhe render problemas com a OAB.

Conclusão

Utilizar as redes sociais a favor do seu escritório é possível e legal. Entretanto, é preciso saber fazê-lo, a fim de não desgastar ninguém: nem você, nem o seu escritório, nem o público. Por isso, o ideal é que o perfil do escritório seja gerenciado pelos profissionais do marketing digital, pois são eles que dominam as ferramentas de engajamento real.

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