Como prospectar clientes na Advocacia: veja 5 dicas!

Para prospectar clientes, na Advocacia, é preciso investir em alguns pilares que acabam por envolver toda a atividade jurídica. Isso porque a prospecção de clientes começa na própria relação com aqueles que você já tem, pois são eles que irão promover o seu trabalho. Para além disso, são urgentes também – sobretudo no contexto atual – investimentos na imagem do Escritório, no ambiente digital. Afinal, as plataformas de comunicação e pesquisa, que estão à nossa disposição, são excelentes locais de promoção e consequente prospecção de clientes, como veremos neste artigo.

E você, está precisando prospectar clientes para o seu escritório? Então confira as 5 dicas que a Computar selecionou para te ajudar neste processo. Confira!

5 dicas de como prospectar clientes na Advocacia

1. Invista no Marketing Jurídico para melhorar a imagem digital do Escritório

Investir no marketing de qualquer negócio se tornou uma questão de sobrevivência no mercado. Isso porque as pessoas passaram a procurar por produtos e serviços nas redes sociais e em plataformas de busca, como o Google. Para os serviços jurídicos, não é diferente.

Sempre que as pessoas têm dúvida sobre alguma questão jurídica, a primeira coisa que elas fazem, hoje, é uma pesquisa no Google. Por isso, para prospectar clientes, é fundamental ter um blog do seu escritório à disposição de potenciais clientes. Além de inspirar mais confiança, gera autoridade sobre os serviços prestados pelo seu escritório.

Da mesma forma, para prospectar clientes, é preciso trabalhar também a imagem digital do escritório em canais como o Instagram. Isso porque, com o alcance que esta plataforma social tem, além de criar uma boa imagem digital, é possível alcançar um número ainda maior de clientes.

Portanto, procure por profissionais da área e não tenha receio algum de realizar este investimento, pois o marketing jurídico é a forma mais rápida de prospectar clientes, atualmente.

2. Não subestime a publicidade “boca a boca”

Apesar do indiscutível sucesso do marketing jurídico no ambiente digital, a publicidade “boca a boca” ainda é muito eficaz. Isso porque sempre há pessoas que preferem o famoso “olho no olho”, pois assim se sentem mais seguras. E serão, exatamente, essas pessoas que poderão ser sua propaganda gratuita.

Por isso, é preciso investir bastante no relacionamento com o cliente, bem como na relação com os parceiros do Escritório, como fornecedores e prestadores de serviços em geral. Afinal, todas as pessoas, em algum momento, precisarão de serviços jurídicos. Sabendo disso, busque ser sempre a primeira opção!

3. Modernize a gestão do seu escritório

Outra estratégia que pode ser utilizada para prospectar clientes é modernizar a gestão do Escritório. Isso porque modernizar a gestão significa simplificar e agilizar as necessidades de organização, como agendamentos, retorno de processos para os clientes, atendimentos, registros, etc.

Ou seja, tudo relacionado ao atendimento ao cliente é melhorado quando a gestão do escritório é efetiva. Afinal, organização é um sinal de qualidade do serviço, ao qual o cliente costuma estar sempre atento. Portanto, a fim de prospectar clientes, invista nesta modernização, que pode ser feita tanto de forma manual quanto por meio de um software de gestão. 

4. Procure se diferenciar na comunicação com o cliente

Quando se fala em relacionamento com o cliente, na Advocacia, a principal falha da maioria dos advogados é, justamente, na comunicação. Muitos profissionais não têm o cuidado de fornecer informações claras e precisas aos seus clientes, tornando-os ainda mais inseguros na relação prestacional.

Por isso, é preciso trabalhar bem a comunicação e priorizar as necessidades normais de esclarecimentos das pessoas, a fim de deixá-las mais seguras e certas de que escolheram o profissional certo. Ao criar esse sentimento de segurança no cliente, ele fará questão de promover o seu trabalho, contribuindo para sua prospecção de clientes.

5. Não cobre por consultas

A depender do seu contexto e das suas condições, não cobre por simples consultas. Trata-se também de uma forma de assegurar o cliente, fazendo com que ele consiga se sentir à vontade, a ponto de confiar em seu serviço. Muitas pessoas têm receio até de entrar em determinados escritórios de Advocacia, pois se sentem oprimidas e constrangidas já na porta, seja pela vestimenta, seja pelo vocabulário jurídico, seja por, simplesmente, não conseguirem entender exatamente o que aquele lugar pode oferecer para elas.

Portanto, é preciso ser sensível a essa incompreensão, antecipando-se a ela. E a forma mais, digamos, concreta de fazer isso é evitando cobranças por consultas. E olha: se for um nicho com potencial de exploração, por exemplo, não cobrar por consultas poderá potencializar mais rapidamente a prospecção da sua clientela.

Conclusão

A prospecção de clientes, na Advocacia, se estrutura, basicamente, sobre dois pilares: marketing jurídico – nas redes sociais – e marketing pessoal – na relação cara a cara com o cliente. Por isso, invista nestes dois pontos, a fim de não só prospectar clientes, mas também de se consolidar no mercado.

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