5 práticas financeiras comuns entre escritórios de advocacia de sucesso

Nos anos mais recentes, o cenário da advocacia tem tido de lidar com transformações significativas no mercado, sobretudo impulsionadas por avanços tecnológicos e mudanças gigantescas na postura e expectativa dos clientes. Para evitar os impactos negativos de tais mudanças no desempenho da produtividade jurídica, escritórios de sucesso adotam práticas e estratégias que não só superam esses impactos como também os blindam de outros que, invariavelmente, surgem no caminho da advocacia.

Neste texto, você irá conhecer as principais práticas gerenciais comuns entre os escritórios de advocacia que alcançaram o sucesso no mercado. Confira!

1. Planejamento e Orçamento

O primeiro ponto em comum entre escritórios de advocacia de sucesso é, sem dúvida, o fato de eles dedicarem tempo para analisar e controlar, detalhadamente, suas receitas e despesas, elaborando o planejamento que dirige o orçamento. Para isso, esses escritórios bem-sucedidos no mercado definem metas financeiras claras, apontam áreas de custos indevidos, identificam oportunidades de crescimento, exercem, enfim, rígidos controles acerca do seu ambiente operacional.

2. Gestão do fluxo de caixa

Manter um fluxo de caixa positivo é crucial para o adequado gerenciamento de qualquer escritório de advocacia, uma vez que o fluxo de caixa é a espinha dorsal do controle financeiro. Por isso, escritórios de advocacia de sucesso frequentemente adotam práticas de controle regular das entradas e saídas, a fim de deter, de fato, o controle da movimentação do escritório.

3. Diversificação de fontes de recurso

Este, sem dúvidas, é um dos pontos em comum mais relevantes para o sucesso financeiro dos escritórios. Isso porque diversificar fontes de receita implica, basicamente, estar menos exposto às imprevisibilidades do mercado, uma vez que o escritório passa a não depender apenas da produtividade jurídica propriamente dita, podendo contar com mais de uma fonte de receita, como é o caso de assessorias, cursos, palestras, etc. 

4. Gestão de riscos

Outro ponto em comum entre escritórios de advocacia de sucesso é realizar a gestão de riscos, o que, objetivamente, significa se utilizar de ferramentas para antever potenciais exposições legais e financeiras a que o escritório pode ser submetido.

5. Investimentos

Por fim, temos os investimentos como mais uma prática em comum entre escritórios de advocacia de sucesso, sobretudo aqueles empregados na tecnologia. Isso porque esse tipo de investimento implica o aumento da eficiência operacional, o que resulta no aumento da qualidade do serviço prestado.

Por isso, escritórios bem-sucedidos investem em infraestrutura tecnológica, adquirindo softwares de gestão, sistemas de organização, plataformas de comunicação próprias e seguras, etc.

Conclusão

Como vimos, todas essas práticas adotadas por escritórios de advocacia de sucesso promovem tanto a sua estabilidade – já que assenta o escritório em bases operacionais e financeiras sólidas – quanto o seu crescimento, uma vez que o ponto em comum entre todas elas é o investimento, seja de dinheiro, de tempo ou de esforço.

Fale conosco e saiba como podemos melhorar sua gestão financeira

Contate-nos

Rua José Bianchi, 555
Edifício New Office • Sala 1915
Ribeirão Preto / SP • 14096-730