Softwares de gestão são recursos tecnológicos que contribuem diretamente para o crescimento de qualquer negócio. Isso porque estes sistemas, uma vez aplicados à gerência empresarial, representam organização, clareza e, sobretudo, controle – atributos indispensáveis a uma gestão prospectiva.
Isso sem falar, é claro, nos impactos financeiros de utilizar um sistema de gestão. Afinal, além de representar uma administração mais eficiente, a contratação destes softwares implica redução de custos, na medida em que realizam o trabalho que outras pessoas fariam; e talvez não com a mesma precisão.
Portanto, nós nos arriscaríamos a dizer que softwares de gestão só oferecem vantagens, principalmente no contexto das advocacias, que precisam garantir a produtividade jurídica enquanto motivo e finalidade da sua gestão. Entretanto, é preciso levar em conta que, para realmente só representar vantagem para o seu negócio, você deve levar algumas questões em consideração na hora de contratar algum destes sistemas.
Pensando nisso, a Computar selecionou, para você, 5 coisas às quais você precisa se atentar antes de contratar um software de gestão. Vamos conferir?
1. Suporte
Um dos atributos mais relevantes de um serviço ou produto é o suporte que o fornecedor oferece ao cliente. Isso porque é o suporte que irá levar o cliente a se utilizar deste serviço/produto de modo a esgotar suas funcionalidades, satisfazendo-se com ele. No caso de softwares de gestão – que são produtos e serviços, ao mesmo tempo – ter um suporte de qualidade é ainda mais importante.
Afinal, para que o sistema de gestão cumpra com sua finalidade empresarial é preciso que o cliente esteja apto a explorá-lo. E é justamente na construção dessa aptidão que entra o suporte, preparando o cliente e sua equipe.
2. Interface intuitiva
Uma das grandes barreiras que dificultam a transição de controles manuais para controles virtuais é a ideia de que programas são de uso difícil. Por isso, uma das coisas que você deve levar em consideração, na hora de contratar um software de gestão, é a interface do sistema, que, sendo intuitiva, desconstrói rapidamente a ideia de dificuldade que os mais conservadores têm de recursos tecnológicos.
Sendo assim, ao contratar o sistema de gestão que será aplicado ao contexto do seu negócio, avalie a facilidade de manipulá-lo. Considere, nesta análise, tanto a sua facilidade quanto a da sua equipe, já que é ela que irá usar, mais frequentemente, o sistema.
3. Adaptabilidade
Há muitos softwares de gestão genéricos sendo vendidos no mercado. Isso porque, quanto mais específico for um sistema de gestão, mais valor ele terá; e quanto mais valor tiver, maior será o seu preço. Sabendo disso, alguns desenvolvedores focam no público mais básico, digamos.
Entretanto, para ter a aplicabilidade e a repercussão de que o seu negócio necessita, o sistema de gestão que você irá contratar precisa oferecer capacidade de adaptação à sua realidade. Por isso, ao contratar um software, avalie quais módulos ele oferece, bem como a possibilidade de adequação ao contexto gerencial da empresa.
4. Custo-benefício
Ao fazer a análise de custo-benefício, muitas pessoas “pendem” mais para o lado do custo, supervalorizando a sua importância no momento da contratação. Com um software de gestão, entretanto, é preciso considerar, na mesma proporção, tanto custo, quanto benefício. E o que isso significa, na prática? Basicamente, deixar de ver preço para considerar valor.
Portanto, o ideal é não contratar, nem descartar um sistema à primeira vista, levando em consideração apenas o preço. Uma análise de custo-benefício envolve, antes de tudo, conhecer o que o produto/serviço oferece e o grau de correspondência disso com o seu preço.
5. Segurança
Por fim, o elemento de estabilidade de que todos os negócios precisam para assegurar o mínimo de previsibilidade às suas operações: a segurança. Ao contratar um software de gestão, este elemento precisa, realmente, ser levado em consideração, pois, no sistema, você e a sua equipe irão inserir informações próprias do negócio, como base de clientes, balanço financeiro, informações bancárias, etc.
Por isso, é preciso realizar uma pesquisa cuidadosa e valorizar experiência e reputação. Afinal, quanto ao que irá ser feito cabem mil promessas; entretanto, em cima do que já foi feito cabe apenas constatação.
Conclusão
A contratação de um software de gestão pode representar, para sua advocacia, maior produtividade jurídica, na medida em que realiza o trabalho operacional de forma muito mais prática e efetiva. Por isso, as advocacias que desejam se desenvolver e se tornar competitivas no mercado jurídico adquirem softwares de gestão, enquanto parte da estratégia de expansão e consolidação.
Na hora da contratação, entretanto, é preciso apenas ter atenção e cuidado com a identificação do seu projeto de gestão com as funcionalidades que esses softwares têm a oferecer.