No atual nível de competitividade do mercado, a simples prática jurídica, por melhor que seja, não é suficiente para garantir que o seu escritório de advocacia terá sucesso. Isso porque há habilidades cujo impacto na gestão do escritório pode ser até mais relevante que, propriamente, o refinamento do conhecimento jurídico.
Pensando nisso, neste artigo, selecionamos para vocês as principais características gerenciais de um escritório de sucesso. Portanto, se você, advogado-gestor, quer que o seu escritório seja um deles, então continue conosco!
5 características gerenciais de todo escritório de advocacia de sucesso
1. Planejamento
Você já viu sucesso sem planejamento? Não existe sorte no mundo dos negócios e absolutamente nenhum talento é capaz de sustentar sozinho uma empreitada de sucesso. Por isso, é preciso saber como utilizar as próprias habilidades – individuais ou coletivas – a fim caminhar até determinado objetivo.
E isso, é claro, requer planejamento. Em síntese, planejamento é um processo que envolve, primeiramente, saber para onde ir e, diante disso, saber como chegar.
2. Gestão financeira eficiente
Outra característica em comum entre escritórios de advocacia de sucesso é a gestão financeira efetiva e eficiente. E o que isso significa na prática? Significa, basicamente, ter acesso a ferramentas de organização e controle que facilitem e qualifiquem o processo de gerenciamento das finanças do escritório.
3. Diversificação de fontes de renda
O êxito jurídico é apenas uma das fontes de renda com as quais o escritório pode contar. Isso porque há diversas outras fontes de recurso que podem e devem ser exploradas pelo escritório. Como exemplo, podemos citar os contratos de assessoria, que são fontes de renda cuja previsibilidade da entrada é a maior vantagem.
4. Investimento em tecnologias
Na era digital, é impossível obter sucesso financeiro sem se utilizar das inúmeras vantagens e facilitações da tecnologia. No contexto gerencial de um escritório de advocacia é ainda mais relevante proceder a essa atualização, uma vez que, praticamente, todos os procedimentos de um escritório, para serem efetivos, exigem a rapidez e a precisão de mecanismos tecnológicos.
5. Bom relacionamento com o cliente
Por fim, e por óbvio, temos o bom relacionamento com o cliente como mais uma das características em comum entre escritórios de advocacia de sucesso. E o que isso significa na prática? Significa estabelecer uma relação de muito profissionalismo sem, no entanto, perder a sensibilidade que não raramente muitos casos demandam.
Além disso, um bom relacionamento com o cliente também envolve um adequado gerenciamento de expectativas, bem como postura transparente e ética, a fim de fortalecer a confiança na relação advogado-cliente.
Conclusão
Como vimos, as características que definem um escritório de advocacia de sucesso vão muito além do domínio técnico do direito. É preciso investir recurso financeiro e de tempo em práticas de gestão efetiva que tenham, de fato, o potencial de promover a estabilização e o desenvolvimento do escritório.