4 motivos para fazer análise de rentabilidade em um escritório de advocacia

A análise de rentabilidade é uma prática fundamental para manutenção e crescimento de qualquer escritório de advocacia, especialmente no cenário competitivo atual. Isso porque a análise de rentabilidade significa, basicamente, apurar como performa cada área (jurídica ou administrativa) a fim de identificar vantagens, retrações, necessidades operacionais, etc. Ou seja, a análise de rentabilidade permite conhecer, em termos gerenciais, a realidade do escritório.

E o conhecimento acerca da realidade operacional do escritório é o primeiro passo para entender a sua saúde financeira, que é, como sabemos, o termômetro do nível de sucesso de um escritório.

Pensando nisso, nós da Equipe Computar, elencamos, neste texto, os 4 principais motivos por que você, gestor, deve fazer análise de rentabilidade em seu escritório de advocacia. Confira!

Motivos para fazer análise de rentabilidade em um escritório de advocacia

Identificar as áreas mais lucrativas

O primeiro e, talvez, mais relevante motivo por que fazer análise de rentabilidade em um escritório de advocacia seja identificar quais áreas e práticas retornam mais lucro para a empresa. Isso porque ao identificá-las, será possível envidar mais esforços e recursos nestas áreas, a fim de potencializar os ganhos.

Otimizar os recursos

Ao perceber quais áreas geram mais retorno para o escritório, é possível dar mais eficiência aos recursos alocados, a fim de evitar desperdícios. Isso porque, desta forma, evita-se dedicar tempo e esforço em áreas que não retornam o mesmo investimento.

Precificação

Outra vantagem de fazer a análise de rentabilidade em um escritório de advocacia é estabelecer um ajuste adequado de preço dos serviços prestados. Isso porque o processo de precificação envolve não apenas indicar um preço, mas também, e fundamentalmente, ter noção do valor que o serviço tem.

E parte dessa noção é construída a partir do conhecimento acerca de custos operacionais e humanos com os quais o escritório precisa arcar, a fim de entregar o melhor serviço.

Qualidade na tomada de decisão

Uma vez que permite identificar as áreas mais rentáveis do escritório de advocacia, a análise de rentabilidade permite também refinar a qualidade da tomada de decisões gerenciais do escritório. E isso impacta diretamente no desenvolvimento da saúde financeira do escritório.

Conclusão

Todo escritório de advocacia de sucesso necessita, invariavelmente, de ter conhecimento acerca da sua própria realidade operacional. Isso porque esse conhecimento, a médio de longo prazo, traduz-se em domínio e domínio, no contexto gerencial, é estabilidade e desenvolvimento.

Por isso, a análise de rentabilidade é tão importante para o crescimento de um escritório. E para te facilitar esse processo, lembre-se de que você sempre pode contar as ferramentas de gestão financeira oferecidas pela Computar!

Fale conosco e saiba como podemos melhorar sua gestão financeira

Contate-nos

Rua José Bianchi, 555
Edifício New Office • Sala 1915
Ribeirão Preto / SP • 14096-730