Realizar a gestão de custas e despesas processuais é algo com o qual os escritórios de Advocacia precisam lidar, cotidianamente. Afinal, como o processo é oneroso, em regra, o ato de dar entrada e ou andamento a ações judiciais demanda o pagamento desses valores, de acordo com o ordenamento jurídico. E o modo de gerir essas custas e despesas, conforme já refletimos por aqui, varia de acordo com o contexto próprio de cada escritório, havendo dois formatos, em regra: o adiantamento de custas/despesas, pelo cliente; ou o pagamento das custas/despesas pelo escritório, que solicita o reembolso ao cliente.
Seja como for, o importante é realizar a gestão desses valores, a fim de que eles não se percam. E isso, por si só, agrega valor ao serviço prestado pelo seu escritório, na medida em que imprime organização e controle. Portanto, realizar essa gestão possibilita avanços ao seu escritório, tanto interna quanto externamente. Pensando nisso, a Computar selecionou 3 vantagens de realizar a gestão de custas e despesas processuais.
1. Controle e organização das finanças
Para o escritório, a principal vantagem de realizar a gestão de custas e despesas processuais é a promoção de organização e controle das finanças. Isso porque, na falta da administração desses valores, a primeira consequência é o escritório ter de arcar com eles, de modo a prejudicar o seu lucro. Por isso, gerir custas e despesas, seja requerendo o adiantamento pelo cliente, seja solicitando o reembolso, é fundamental para organizar, efetivamente, os custos do seu cliente à parte dos custos do escritório.
2. Transparência e segurança para o cliente
Conforme já refletimos, ao gerir custas e despesas processuais, o cliente recebe, em seu e-mail, um relatório de prestação de contas a respeito desses valores. Essa transparência imprime, para o seu cliente, segurança, na medida em que ele tem acesso ao gerenciamento dos seus custos e adiantamentos, conforme cada demanda processual. É importante frisar, neste ponto, que, atualmente, transparência e segurança são critérios utilizados pelos potenciais clientes na hora de contratar um serviço de advocacia, bem como influi em sua fidelização ao escritório. Afinal, ter transparência e segurança, enquanto cliente, no curso de uma celeuma judicial, é algo pelo qual as pessoas não hesitam em pagar.
3. Agilidade no andamento de processos
Por fim, a vantagem para sua relação com o cliente – e também para o seu escritório – é a possibilidade de agilizar o andamento de processos. Isso porque, com a gestão de custas e despesas processuais, o escritório pode adiantar os valores e solicitar o reembolso ao cliente, agilizando a entrada e o andamento processual sem comprometer a produtividade jurídica e o controle financeiro por parte do escritório.
Conclusão
Com a gestão de custas e despesas, o escritório de Advocacia ganha tanto internamente quanto externamente, na medida em que essa organização e controle imprimem transparência e segurança, respectivamente, para os clientes. Para implementar uma boa gestão de custas e despesas processuais, basta definir qual modelo melhor se adapta à realidade do seu escritório e, é claro, sempre investir muito na comunicação com o cliente a respeito deste aspecto, a fim de evitar desencontros de informações.