Uma das estratégias financeiras encontradas pelos escritórios de advocacia para encarar de frente a competitividade do mercado jurídico é a diversificação de receitas. Isso porque ao criar novas fontes de renda para escritório é possível viabilizar, concretamente, sua sustentabilidade, bem como seu crescimento. Porém, é muito comum que se confunda os conceitos de diversificação de receitas com o de ampliação de receitas. É importante pontuar que ampliar, nesse contexto, seria aumentar a renda já existente; ao passo que diversificar se trata de criar novas origens de renda.
Ou seja, aumentar a cartela de clientes é uma medida que visa a ampliar a renda, que, por sinal, é a principal de um escritório de advocacia. Já diversificar seria propor novos ofícios ou mesmo produtos, agregando, assim, ainda mais valor aos serviços prestados.
Mas você sabe de que forma é possível implementar efetivamente a diversificação de receitas no seu escritório de advocacia? Neste artigo, nós da Equipe Computar, iremos abordar esse assunto, elencando de que forma você poderá explorar novas oportunidades de renda.
Confira abaixo!
Veja 5 formas de diversificar a renda do seu escritório de advocacia
1. Ampliação da oferta de serviços jurídicos
A maior parte dos escritórios costuma ofertar apenas serviços tradicionalmente prestados, como consultorias e representação. Entretanto, há muito mais a ser explorado! Como exemplos, temos: advocacia extrajudicial, compliance, mediação, due diligence, etc. Ampliando esses serviços no portfólio do escritório o resultado é não apenas atrair novos clientes, mas também promover maior estabilidade para sua receita.
Afinal, diferente, por exemplo, dos serviços de representação e consultoria, que são, em regra, mais pontuais, os exemplos indicados acima são de serviços que, atualmente, possuem grande demanda.
2. Domínio de nichos especializados
Uma das formas mais recomendadas para diversificar receita é o desenvolvimento de nichos que possuam algum grau de especialização, pois assim o escritório se diferencia em relação à concorrência. Exemplos de nichos promissores que poderíamos dar seriam: direito digital, direito ambiental, direito autoral, entre outros.
3. Serviços complementares
Oferecer serviços complementares, associados à atuação do seu escritório, é, sem dúvida, uma das estratégias mais eficazes quando se fala em construir marca e reputação. Isso porque quando o escritório se propõe a ministrar palestras, cursos, workshops, bem como a lançar e-books e publicações com conteúdos relacionados à sua atividade jurídica, não se cria apenas uma receita adicional, mas sobretudo se cria autoridade. E, no mercado competitivo, sabemos, autoridade é sinônimo de referência.
4. Consultoria empresarial
Cada vez mais as grandes corporações contam com a expertise dos escritórios de advocacia, a fim de lidar não somente com questões litigiosas, mas também para tratar a respeito de assuntos estratégicos de negócios. São exemplos as fusões e aquisições, planejamento tributário, governança corporativa, dentre outros temas que são tratados em uma consultoria empresarial.
5. Parcerias estratégicas
Por fim, temos as parcerias como outra possibilidade a fim de diversificar as fontes de receita de um escritório de advocacia. Como exemplos de parcerias estratégicas podemos citar aquelas firmadas com instituições financeiras, por exemplo, haja visto que bancos e empresas de investimentos frequentemente precisam de serviços jurídicos.
Conclusão
Como vimos, há muitas possibilidades quando se trata de diversificação de receitas em um escritório de advocacia. É claro que a escolha de cada uma delas dependerá de cada contexto, considerando as condições operacionais de cada escritório.
Entretanto, como mostrado neste artigo, há formas de ampliar sua lucratividade que mais dependem do desempenho do escritório, como é o caso da oferta de serviços complementares.
Seja como for, sempre há meios de diversificar a renda do seu escritório, assegurando a sua estabilidade e promovendo o seu crescimento.