Medir o sucesso de um escritório de advocacia vai além de analisar o volume de casos atendidos ou a quantidade de novos clientes. Isso porque saúde financeira do escritório é um pilar fundamental para garantir um crescimento sustentável e proporcionar segurança para enfrentar os prováveis desafios futuros.
Nesse sentido, a análise de desempenho financeiro permite avaliar o uso eficiente dos recursos, a fim de identificar pontos de melhoria e auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Pensando nisso, neste texto, nós, da equipe Computar, vamos explorar as principais estatísticas e indicadores financeiros que ajudam os advogados a mensurar o verdadeiro sucesso de sua advocacia.
5 dicas para medir o sucesso da sua advocacia
1. Controlar o fluxo de caixa regularmente
Manter um controle rígido das entradas e saídas de dinheiro é fundamental para entender a liquidez do escritório. Isso porque o fluxo de caixa é a retrato instantâneo das movimentações financeiras do escritório, revelando eventuais distorções.
2. Saber o retorno de cada área jurídica
Saber o valor médio gerado por cada área jurídica ajuda a entender a rentabilidade dos serviços, bem como o perfil financeiro dos atendimentos. Essa análise possibilita que o escritório saiba como e quanto aplicar os seus recursos.
3. Calcular o custo de aquisição por cliente
Entender quanto custa para captar cada novo cliente ajuda a otimizar o orçamento de marketing e a definir estratégias mais rentáveis. Isso porque se o custo de aquisição for muito alto em comparação com a receita gerada por cada cliente, pode ser necessário reavaliar as ações de marketing, a fim de ajustar esses retornos aos investimentos.
4. Ter uma reserva de emergência efetiva
Ter uma reserva de emergência efetiva é, sem dúvida, um dos mais relevantes indicadores de sucesso financeiro na advocacia. Isso porque, quando se tem, de fato, recursos capazes de suprir eventuais instabilidades do escritório, garante-se que ele mantenha sua produtividade jurídica, ficando menos suscetível aos impactos funcionais das imprevisibilidades do mercado jurídico.
5. Elevar a satisfação do cliente
Por fim, temos a satisfação do cliente. E por que este é um indicador do sucesso de um escritório? Porque a satisfação do cliente é um retorno, mas também é um investimento. Afinal, cliente satisfeito não só é fiel, como também faz, sem custar nada ao escritório, uma bela propaganda. É o famoso “engajamento orgânico”.
Por isso, é fundamental investir na satisfação do cliente, retornando-lhe excelência no serviço e, principalmente, no suporte, que é uma vantagem competitiva.
Conclusão
Analisar o desempenho financeiro do escritório é uma tarefa que parece pouco relevante, mas na verdade é crucial para o seu crescimento e sucesso. Isso porque é por meio dos indicadores dessa análise que o escritório consegue saber se está no caminho que planejou seguir até o sucesso.