Conforme detalhamos por aqui, a implantação do software de gestão financeira da Computar é feita em 3 etapas, basicamente: pré-implantação, treinamento e “go live”. A etapa de pré-implantação é, possivelmente, a mais importante por contas de suas fases, que englobam ambientação, validação do plano contratado (com base na ambientação) e definição do cronograma de treinamento.
Na fase de ambientação, ocorre o levantamento de todos os dados do escritório, como, por exemplo: configuração de impostos, condições e meios de pagamento, repartição de competências internas, etc. Essa fase é imprescindível, dentre outras razões, porque é por meio desse levantamento inicial que as necessidades gerenciais do escritório são adequadas às funcionalidades do software de gestão financeira.
Mas esta, como dissemos, é apenas uma das razões que evidenciam a importância do levantamento inicial na implantação do sistema. Confira as outras abaixo!
3 razões que evidenciam a importância do levantamento inicial na implantação
1. Evidencia a especialidade do software
É muito comum encontrarmos, no mercado, softwares de gestão financeira oferecendo serviços genéricos, que se prestariam a funcionar em qualquer cenário gerencial. Ocorre que a administração financeira de um escritório de Advocacia exige o gerenciamento de módulos específicos, como, por exemplo, a gestão de custas processuais, que pode ser operada de diferentes formas, a critério de cada escritório.
Conhecer essas particularidades é imprescindível para saber gerenciá-las, coisa que apenas um sistema de gestão financeira específico para Advocacias poderá oferecer.
2. Permite a flexibilidade
Outro fator que evidencia a importância do levantamento inicial na implantação do sistema é o fato de que é este conhecimento que propicia a flexibilidade do sistema. Isso porque o software de gestão financeira da Computar oferece inúmeras funcionalidades, mas nem sempre o escritório de Advocacia precisará de todas elas, não é mesmo?
Ao conhecer sua realidade gerencial e sua ambição estratégica é que é possível precisar as funcionalidades de que a gestão financeira do escritório necessita, instrumentalizando-as.
3. Viabiliza a assertividade
A terceira razão por que o levantamento inicial na implantação é tão importante é o fato de ele viabilizar a assertividade do sistema. Isso porque ao se ambientar ao contexto gerencial do escritório será possível validar as funcionalidades do plano contratado, a fim de que elas sejam exatamente o que a ambientação mostra que o escritório precisa.
Por isso, é possível dizer que o levantamento inicial é um dos gatilhos de efetividade do sistema de gestão financeira contratado.
Conclusão
O levantamento inicial, realizado na etapa de pré-implantação, é, sem dúvidas, a fase mais importante do processo de implantação. Afinal, é com base nas informações colhidas nesta etapa que se valida o plano contratado, bem como se projeta o cronograma de treinamento.
Trata-se, pois, de uma etapa que evidencia algumas das principais qualidades do serviço prestado pela Computar: especialidade, flexibilidade e assertividade.