O gerenciamento de dados constantes no sistema de controle financeiro é fundamental para o funcionamento e desenvolvimento de qualquer negócio. Isso porque é com base nessas informações que o gestor realiza planejamentos e precisa o grau de assertividade das suas decisões.
Por isso, lançamos incorretos, imprecisos ou alheios à realidade podem impactar diretamente no crescimento da empresa, já que eles distanciam o gestor da realidade financeira do negócio. E esse distanciamento cria verdadeiros abismos entre o que precisa ser feito e o que efetivamente se faz.
Pensando nisso nós, da Equipe Computar, selecionamos para vocês alguns dos principais fatores que evidenciam a necessidade de alimentar corretamente o seu sistema de gestão financeira. Confira abaixo!
5 fatores que evidenciam a importância de alimentar o sistema de controle financeiro de forma correta
1. Controle real do fluxo de caixa
Uma das mais relevantes vantagens de se utilizar um sistema de controle financeiro é poder acompanhar, em tempo real, todas as movimentações da empresa. Isso porque é acompanhando esse circuito de entradas e saídas que se conhece a rotina financeira da empresa.
Mas isso só é possível quando os lançamentos são feitos de forma correta, não é mesmo? Até porque, uma vez lançados de forma imprecisa ou errônea, os dados financeiros constantes no sistema de controle induzem o gestor a erro, já que não condizem com a realidade.
2. Facilidade na hora de identificar desvios
Outro fator que evidencia a importância de lançar corretamente os dados no sistema de controle financeiro é necessidade de ter como identificar desvios. Trata-se de uma necessidade porque é muito comum, no ambiente administrativo-financeiro, que surjam problemas como a confusão patrimonial.
Tendo um sistema de controle, entretanto, fica muito fácil evitar essa mistura de contas, bem como se facilita também a identificação dos desvios se eles acontecerem.
3. Visão clara acerca das demandas de investimento
Ao alimentar corretamente o sistema de controle financeiro da sua empresa, você ganha, em troca, não só organização, mas também o conhecimento acerca do seu negócio. Um dos fatores que permitem esse conhecimento é, justamente, a possibilidade de visualizar a situação da empresa, detalhadamente, por meio de centros de custo.
Com essa clareza, é possível identificar quais setores da empresa demandam mais investimento e em quais desses setores o investimento, a longo prazo, vale mais a pena, considerando seus objetivos e metas.
4. Visão ampla acerca da empresa
O sistema de controle financeiro possibilita que o gestor tenha clareza e amplitude em relação ao seu negócio. Clareza porque, uma vez lançados corretamente os dados, é possível conhecer efetivamente a real situação da empresa; e amplitude porque o financeiro de qualquer empresa é o principal pilar dela, de forma que, conhecendo as finanças, tem-se conhecimento amplo acerca da empresa.
5. Segurança para fazer o planejamento financeiro
Como dissemos, é com base nos dados lançados no sistema de controle financeiro que o gestor baseia as decisões que nortearão a empresa. Por isso, uma vez incorretos ou incompletos esses dados, prejudica-se a empresa e seu crescimento, que necessita de estratégia e planejamento.
Conclusão
Ter um sistema de controle financeiro e não o alimentar corretamente é o mesmo que não ter. Isso porque informações incompletas e incorretas têm, no âmbito das finanças, o mesmo impacto que a falta de informação: desorganização e falta de controle.
Por isso, é fundamental para o crescimento da empresa que as informações financeiras sejam lançadas corretamente, pois é com base nelas que todo planejamento de metas, objetivos e estratégias é formulado.