5 passos para abrir um escritório digital de Advocacia

Em uma de nossas produções mais recentes por aqui, ponderamos acerca dos pontos e contrapontos de um escritório digital na Advocacia. Concluímos que a virtualização do trabalho jurídico é, perfeitamente, viável, mas não ocorre sem contrapontos. Afinal, inserir a mentalidade do trabalho remoto em um contexto tão presencial como a Advocacia tem seus “poréns”.  Mas, é claro, é preciso que cada advogado, em sua própria realidade, avalie a viabilidade da virtualização e realize seus próprios cálculos de prós e contras no contexto da sua Advocacia.

Uma vez que se opta pela flexibilidade e pela redução de custos de um escritório digital, é preciso, então, saber por onde começar, não é mesmo? Basta ter um computador e começar a atender os clientes remotamente em casa? Qual o passo a passo, afinal? Pensando nisso, a Computar selecionou 5 passos para abrir o seu escritório digital. Confira um por um abaixo!

1. Tenha um espaço para ser seu ambiente de trabalho remoto

A primeira coisa a ser feita pelo advogado que deseja ter um escritório digital é ter um espaço de trabalho. O ideal, neste contexto, é que seja um ambiente ao qual o cliente, eventualmente, possa ir, em caso de necessidade. Mas é possível, como já dissemos, que este ambiente de trabalho seja o próprio escritório da sua casa.

É importante lembrar, neste ponto, que, caso a sua intenção com a virtualização da sua advocacia seja a expansão e o aumento da cartela de clientes, é imprescindível ter um espaço próprio à parte da sua casa. Isso porque, nesse contexto, a virtualização é uma estratégia de ampliação do negócio e, sendo assim, precisa, sim, da formalidade que um escritório próprio imprime.

2. Defina por qual canal irá realizar os atendimentos com seus clientes

Este próximo passo é de caráter mais operacional. Isso porque se trata do canal de atendimento que será escolhido. Em geral, costuma-se usar aplicativos de reunião, como Google Meet, por exemplo, que é um dos mais utilizados por profissionais tanto da Advocacia quanto de outras áreas.

3. Tenha um canal bem definido de comunicação com o cliente  

Depois de definir um canal de atendimento ao cliente, é hora de definir o canal de comunicação. Sim, pois você não irá fazer uma reunião no Google Meet apenas para dar informações de um andamento processual, não é mesmo? A dica aqui é ter um canal que seja prático, tanto para você, quanto para o cliente, como um WhatsApp, por exemplo. E lembre-se bem de que este WhatsApp tem de ser o do escritório, e não o seu pessoal.

4. Defina um só local para armazenamento das documentações

Ainda sobre dicas operacionais, é preciso lembrar que um escritório digital de Advocacia exige muito mais organização que um escritório físico. Portanto, nada de ficar digitalizando documento de cliente e deixando na área de trabalho do seu notebook, ok? É preciso definir locais de armazenamento para isso, como, por exemplo, o OneDrive (da Microsoft) e o Google Drive (do Google). Este último, aliás, tem preços muito acessíveis!

5. Crie um blog/site e um perfil nas redes sociais

Por fim, a dica fundamental para não só impulsionar sua Advocacia digital, mas, num primeiro momento, para torná-la pública mesmo: o marketing digital. Atualmente, absolutamente nenhum negócio pode abrir mão da tecnologia e com a Advocacia não é diferente, seja o escritório virtual ou não. Mas, no caso de um escritório virtual, a necessidade de um marketing digital é muito maior. Por isso, depois de montar a estrutura de seu escritório digital, definir canais de atendimento/comunicação e contratar um serviço de armazenamento em nuvem, é hora de se lançar na internet.

Para isso, crie um blog/site, bem como um perfil nas redes sociais. Não abra mão disso e nem mesmo faça um investimento pequeno, pois, quando se fala em escritório virtual de advocacia, é preciso investir pesadamente no marketing digital.

Conclusão

O procedimento para montagem de um escritório digital de Advocacia é, relativamente, simples, exigindo atividades operacionais que viabilizem tanto o atendimento ao cliente quanto o próprio exercício da atividade jurídica. Quem investe em um escritório virtual precisa ter em mente apenas que a necessidade de marketing não deve ser desconsiderada ou negligenciada, pois de nada adianta ter uma estrutura incrível para o escritório digital se a sua existência não é conhecida e reconhecida pelas pessoas. E isso se consegue por meio da criação de uma identidade digital.

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