5 mitos sobre o próprio negócio

Em torno do ato de montar o próprio negócio há mitos decorrentes da superestimada figura do “patrão”. Esses mitos são, paradoxalmente, os responsáveis pela abertura, e também pelo fechamento do negócio.  Isso porque, uma vez se deparando com a realidade difícil e trabalhosa que é a administração, os candidatos a “patrão” desistem e preferem a condição de funcionário, que não lhes exige a mesma responsabilidade cobrada do gestor de um negócio.

Para evitar, então, decepções, é preciso conhecer a realidade que está por trás da abertura do próprio negócio, antes de resolver tomar a frente de um empreendimento. Pensando nisso, a Computar selecionou 5 mitos típicos sobre o próprio negócio. Confira!

1. Não precisa trabalhar

Historicamente, no Brasil, as pessoas atribuem ao “chefe” a condição de pessoa livre para usufruir do seu lucro sem grandes esforços. Este é um dos maiores mitos quando se fala em montar o próprio negócio, pois, o gestor, o “cabeça” de qualquer empreendimento é o que mais trabalha, principalmente no começo. Isso, é claro, tomando como referência uma empresa que tenha a ambição de crescer, tá?

Em todo e qualquer negócio que deseje o desenvolvimento e a expansão, há um líder que estuda, trabalha, coordena e vive buscando se qualificar para melhorar o seu desempenho e, consequentemente, o desempenho de seus colaboradores. Afinal de contas, a empresa é o espelho de quem a coordena.

2. Só trabalha quando quer

Quando não inventam que o dono do próprio negócio pode se dar ao luxo de não trabalhar, inventam que ele só trabalha quando quer. Mais um grande mito. É claro que o dono de um negócio não tem a obrigação contratual – que um colaborador tem, por exemplo – de chegar no horário. Mas é preciso, sim, estar no ambiente de trabalho, cotidianamente. Afinal, como dito acima, todo negócio é o reflexo do seu gestor. Sendo assim, a sua ausência imprime negligência, descaso e falta de compromisso na própria prestação do serviço.

3. Não tem chefe

Há, sim, chefe em seu negócio próprio: você. E este é um dos principais desafios para qualquer pessoa que se lance na administração de algo. Isso porque, tendo a si mesmo como chefe, você é obrigado a desenvolver algo muito difícil para a esmagadora maioria das pessoas: auto compromisso. Ou seja, autogestão, autorresponsabilidade, autocorreção, capacidade de corresponder à sua própria expectativa. Por essa razão é que a inexistência de chefe no próprio negócio é um grande mito. 

4. O sucesso do negócio só depende de você  

Este é um mito sobre a vida, na verdade. Isso porque não importa o quão bom você seja em algo, você é uma pessoa só, uma cabeça só, uma visão só. Por isso, o seu negócio precisará contar com as experiências e com o trabalho de outras pessoas. Estas serão, junto com você, as responsáveis pelos resultados do seu negócio. Sozinho você pode até correr mais rápido, mas não chega muito longe.

5. Você irá ficar rico em pouquíssimo tempo

Mito decorrente da forma como o empreendedorismo é “vendido”, no Brasil, como uma mina de ouro. E, definitivamente, não é. Muito pelo contrário! O dinheiro vem, é lógico, como vem para quem trabalha mesmo que seja na condição de colaborador. Mas, quando se fala no próprio negócio, o seu processo de crescimento financeiro demanda gestão, reinvestimentos, controle, objetivo e, sobretudo, planejamento. E isso demanda estratégia e tempo.

Conclusão

Muitas pessoas decidem empreender sem sequer terem perfil para isso. São levadas, muitas delas, por algum desses mitos. Mas a verdade é que empreender, montar o próprio negócio exige disposição e coragem para ser responsável, ao mesmo tempo, pelos erros e acertos de um negócio; para estar sujeito aos riscos próprios da atividade comercial; para, enfim, enfrentar o desafio que é a gestão empresarial.

Fale conosco e saiba como podemos melhorar sua gestão financeira

Contate-nos

Rua José Bianchi, 555
Edifício New Office • Sala 1915
Ribeirão Preto / SP • 14096-730