A produção de conteúdo nas redes sociais é uma ferramenta altamente relevante quando o assunto é promover um escritório de advocacia e atrair novos clientes. Apesar disso, muitos escritórios cometem erros na hora da produção, o que pode prejudicar a imagem da empresa e até afastar potenciais clientes.
Por isso, é importante saber quais são esses erros a fim de evitá-los para que se possa produzir conteúdo de qualidade, que é, necessariamente, um conteúdo relevante e estratégico. Pensando nisso, nós da Equipe Computar selecionamos, neste artigo, os principais erros cometidos na hora de produzir conteúdo para escritório de advocacia nas redes sociais. Confira!
1. Não conhecer o público-alvo
Cada escritório de advocacia tem um público-alvo diferente e produzir conteúdo que não seja relevante para esse público pode tornar o marketing de conteúdo, no mínimo, ineficaz. Portanto, é fundamental conhecer o perfil do público-alvo do seu escritório a fim de poder produzir conteúdo relevante e atrativo.
Para conseguir isso, é importante que, antes da produção de conteúdo propriamente dita, defina-se claramente quem é o público-alvo do escritório, a fim de poder estudar mais sobre suas necessidades e seus interesses.
2. Falar apenas sobre o escritório
Muitos escritórios de advocacia usam as redes sociais para falar apenas sobre suas conquistas e prêmios, mas isso não é suficiente para atrair clientes potenciais. Isso pode até ajudar a criar uma imagem de sucesso para o seu escritório, mas com certeza não será efetivo no propósito a que o marketing de conteúdo se propõe, que é a conversão de clientes.
3. Usar linguagem técnica
Usar uma linguagem muito técnica é outro erro comum na produção de conteúdo para escritório de advocacia. Isso porque falar de forma hermética é até incentivado durante o curso de Direito. Mas saiba que, nas redes sociais, o uso de uma linguagem técnica pode ser confuso e pode até mesmo afastar o público em geral.
Por isso, é importante falar com uma linguagem clara e simples, para que todos possam entender. Lembre-se de que os clientes em potencial não têm formação na área jurídica, pelo que é fundamental explicar os termos técnicos de forma clara e simples.
Para simplificar essa mudança de abordagem, conte com as ferramentas que as próprias plataformas oferecem!
4. Não usar as redes sociais de forma estratégica
É importante escolher as redes sociais certas para a promoção do escritório de advocacia, a fim de usá-las de forma estratégica. Isso porque cada rede social tem uma audiência diferente, pelo que é importante saber qual é a melhor forma de se comunicar em cada uma delas.
Por exemplo, o LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo profissional e pode ser a mais adequada para um escritório de advocacia que atende empresas. Já o Instagram é uma rede social mais visual e voltada pra o público em geral, o qual procura por respostas rápidas e fáceis de entender.
Os blogs, por sua vez, são um espaço mais voltado para artigos, logo atrai pessoas interessadas em determinados assuntos que elas pesquisam nas plataformas de busca. Este público, é bom dizer, é minoritário.
5. Não ter uma estratégia de conteúdo
Por fim, temos um dos erros mais comuns na hora de produzir conteúdo: a aleatoriedade. Isso pode levar a resultados insatisfatórios principalmente pela falta de alinhamento com aquilo que potencialmente interessa ao público-alvo do escritório, mas não só. Afinal, realizar publicações pontuais e com propósito é o que vai gerar a consistência necessária para o êxito do marketing de conteúdo do seu escritório de advocacia.
Por isso, é fundamental contar com uma empresa ou mesmo um profissional freelancer que tenha conhecimentos necessários para elaborar a pauta, publicar os conteúdos e administrar os perfis do seu escritório.
Conclusão
A produção de conteúdo nas redes sociais é uma estratégia essencial para escritórios de advocacia, mas é preciso evitar erros comuns que podem afetar a eficácia e efetividade dessa estratégia. Para isso, é fundamental conhecer o público-alvo, produzir conteúdo relevante e interessante, usar uma linguagem clara e simples, saber escolher as redes sociais, ter uma estratégia de conteúdo bem interativa, etc.
Com essas dicas, os escritórios de advocacia podem produzir conteúdo que atenda às necessidades e interesses de seus clientes em potencial e, assim, aumentar sua visibilidade e confiança nas redes sociais, destacando-se no mercado jurídico, para o qual confiança é uma verdadeira vantagem competitiva.