5 dicas práticas de como usar o sistema de gestão financeira para fazer investimentos no seu escritório

Na gestão de escritórios de advocacia, o uso de softwares financeiros não se limita apenas a registar a movimentação de receitas e despesas. Isso porque os sistemas de gestão financeira oferecem diversas funcionalidades, muitas das quais permitem ao advogado-gestor se antecipar a oportunidades e eventuais cenários problemáticos para sua gestão.

Pensando nisso, neste texto, selecionamos para vocês algumas dicas práticas de como usar o seu sistema de gestão financeira para fazer investimentos no escritório de advocacia. Confira abaixo!

1. Defina metas claras de investimento

Com o objetivo de realizar investimentos contando com as funcionalidades do seu sistema de gestão financeira, a primeira coisa que você, advogado-gestor, precisa fazer é definir as metas. Por exemplo, em que o seu escritório precisa investir? Quanto isso custará e qual impacto trará para sua gestão?

Com isso em mente, é possível orientar o uso do seu sistema de modo que ele se alinhe ao alcance dessas metas, já que um bom sistema de gestão financeira oferece funcionalidades que respaldam o processo de tomada de decisão, tornando-o mais assertivo.

2. Analise os dados históricos e as tendências

Outra dica crucial para quem deseja realizar investimentos se utilizando do sistema financeiro é observar os dados que compõem o cenário passado, a fim de precisar o presente e de se antecipar a tendências. Com esse conhecimento, o gestor tem condições seguras de atuar promovendo investimentos eficientes em seu escritório.   

3. Determine critérios de seleção/prioridade de investimentos

Você não vai investir em algo sem saber quanto ele pode gerar de retorno, não é mesmo? Afinal, isso contraria o próprio conceito de investimento. Sabemos que, para investir em algo, é preciso avaliar seus potenciais de retorno financeiro efetivo.

E essa estimativa o uso direcionado do sistema de gestão financeira pode lhe dar, uma vez que é possível, por meio dele, filtrar e comparar diferentes opções de investimentos com base na análise de dados e tendências.

4.  Simule cenários

Outra função que você, advogado-gestor, pode explorar em seu sistema de gestão financeira é a simulação de cenários, o que muito tem a ver com o que apontamos no tópico sobre análise de dados e tendências. Isso porque simular cenários permite prever o impacto financeiro de cada decisão que você pode tomar ou não e isso auxilia na escolha da melhor alternativa para o seu investimento.

5. Acompanhe o desempenho dos investimentos

É possível, ainda, utilizar-se do sistema de gestão financeira para acompanhar o movimento do recurso investido. Com isso, é possível, por exemplo, comparar os resultados obtidos até o momento com as projeções iniciais, readequar estratégias, etc. Por isso, essa etapa de acompanhamento é crucial para a efetividade dos investimentos.

Conclusão

Com um bom sistema de gestão financeira – que contenha as funcionalidades de que você e seu negócio precisam – é possível maximizar o retorno financeiro sobre os investimentos, uma vez que o uso adequado e assertivo do sistema permite uma alocação mais inteligente dos recursos.

Por isso, antes de contratar um sistema de gestão financeira para o seu negócio, é crucial conhecer bem as suas funcionalidades, a fim de instrumentalizar o produto que você tem em mãos no sentido daquilo que o seu empreendimento necessita para prosperar.

Fale conosco e saiba como podemos melhorar sua gestão financeira

Contate-nos

Rua José Bianchi, 555
Edifício New Office • Sala 1915
Ribeirão Preto / SP • 14096-730