Conforme já falamos por aqui, a utilização de um BPO financeiro pode representar inúmeras vantagens para a gestão de um escritório de Advocacia. Isso porque, ao escolher pela “terceirização dos processos de negócio” (tradução literal de Business Process Outsourcing), o escritório ganha mais liberdade e segurança em seu processo gerencial, além, é claro, de mais tempo para desempenhar a atividade jurídica.
Mas essas são apenas algumas vantagens que o BPO financeiro pode representar para o escritório de Advocacia. Vamos conferir as demais?
1 – Organização
Sem dúvida, uma das principais vantagens de se utilizar um BPO financeiro, enquanto ferramenta de gestão, é a organização que ela representa. Afinal, ao contratar uma empresa para administrar e gerenciar as finanças do escritório, todas as informações e processos atinentes a este setor ficam concentrados na atuação da empresa a quem se terceiriza.
Com isso, práticas contábeis e obrigações tributárias são integradas; o controle de contas a pagar e contas a receber é organizado e gerenciado em um só lugar, bem como o armazenamento das informações referentes às finanças, facilitando, assim, tanto a produção quanto a compreensão dos relatórios gerenciais. Ou seja, tem-se muito mais organização acerca de tudo o que envolve a dinâmica financeira do escritório.
2 – Aumento da produtividade jurídica
Realizar a gestão financeira do escritório não é algo com o qual os advogados tenham muita intimidade. Afinal, não se ensina esse tipo de conhecimento no curso de Direito, não é mesmo? Por isso, muitos escritórios acabam dividindo suas atenções entre a atividade jurídica, propriamente dita, e as demandas da gestão financeira. Para evitar que essa divisão de atenções prejudique a produtividade jurídica, o BPO financeiro pode ser um aliado.
Isso porque, na medida em que se terceiriza para uma empresa especializada o gerenciamento dessas atividades, ganha-se mais tempo para investir na atividade jurídica, aumentando a sua produtividade.
3 – Redução da folha de pagamento
A função de gerenciar os processos administrativo-financeiros costuma ser desempenhada por um funcionário ou mesmo por um departamento. Ao transferir o desempenho dessas atividades para uma empresa, ocorre a substituição de vários contratos trabalhistas por um contrato de prestação de serviço.
Com isso, torna-se mais enxuta a folha de pagamento, o que representa não só economia financeira, mas também praticidade, já que o gerenciamento de informações passa a ser menos suscetível a dispersões, pois fica concentrado na atuação da empresa a quem se terceiriza os processos de negócio.
4 – Controle e estabilidade
Na medida em que as informações financeiras do escritório passam a ser gerenciadas por uma só empresa, em um só lugar, tem-se mais controle acerca dessa movimentação. Isso sem falar, é claro, na estabilidade que tal controle oferece à gestão financeira do escritório.
Afinal, com o gerenciamento desses dados concentrados na atuação da empresa até a compreensão das informações é facilitada, o que gera, evidentemente, mais estabilidade no controle financeiro.
Conclusão
Sabendo escolher a empresa que irá gerenciar os processos de negócio do seu escritório, a opção pelo BPO financeiro pode representar inúmeras vantagens para o desenvolvimento da sua Advocacia. Afinal, quando se retira do seu corpo funcional atribuições gerenciais, tem-se muito mais tempo e condições para focar na produção da atividade jurídica, que é, de fato, a base, o meio e o fim do escritório.