Uma das principais vantagens de se ter um sistema de gestão financeira é, justamente, a possibilidade de automatizar práticas de natureza gerencial. Isso porque estas práticas costumam ser procedimentos que demandam muita atenção do gestor, de modo que sua automação implica, no mínimo, ganho de tempo.
Entre os procedimentos gerenciais que demandam tempo e que podem ser automatizados por meio da utilização de um sistema de gestão financeira temos justamente a emissão de notas fiscais. E como isso ocorre?
Em síntese: o software de gestão financeira é integrado à prefeitura, o que implica, basicamente, o preenchimento automático das notas fiscais pelo sistema, as quais podem ser, inclusive, emitidas em lote.
No caso da Computar, essas notas fiscais, além de emitidas automaticamente pelo sistema, são ainda enviadas aos clientes por e-mail. Só por isso, você já deve imaginar os benefícios que essa automação pode oferecer à administração contábil-financeira do escritório, não é mesmo? Mas tem mais!
Neste artigo, nós selecionamos 5 desses benefícios de ter seu sistema de gestão financeira integrado ao sistema de emissão de notas fiscais da Prefeitura. Confira abaixo!
5 vantagens de integrar seu sistema financeiro ao sistema de emissão de notas fiscais da Prefeitura
1. Otimização do tempo
A primeira, e mais óbvia, vantagem de integrar a emissão de notas fiscais com o sistema financeiro é, sem dúvida, a otimização do tempo. Isso porque a integração promove não só o preenchimento automático das notas, já com a devida configuração de impostos, como também, no caso da Computar, o envio para os clientes, por e-mail.
Todo esse trabalho que o sistema realiza automaticamente demandaria não só tempo, mas também a atuação de, no mínimo, dois colaboradores. Portanto, essa otimização do tempo significa também redução dos custos.
2. Aumento da produtividade jurídica
Uma vez que todo o processo de preenchimento e envio de notas fiscais é feito automaticamente por um sistema financeiro integrado com a prefeitura, o escritório pode se concentrar em sua função principal, que é a atividade jurídica. Com isso, a principal consequência é o aumento da produtividade.
3. Evita retrabalho
Escritórios que não contam com a ajuda da emissão integrada de notas fiscais costumam “fatiar” este processo em três: primeiro se preenche a nota; depois emite a nota; depois envia ao cliente. Por conta do volume de notas fiscais que é preciso preencher, esse trabalho demanda a atuação de colaboradores, os quais acabam fazendo um “retrabalho”. Afinal, quem preenche pode emitir e quem emite pode enviar, não é mesmo?
Com um sistema que oferece a possibilidade de emissão automática de notas fiscais, esse retrabalho não existe, pois tudo é feito pelo software e de uma só vez.
4. Diminui a probabilidade de erros
Toda atividade – seja administrativa, financeira, contábil ou gerencial – que envolva a participação humana está mais sujeita a erros. Afinal, considerando a rotina de trabalho e a natural instabilidade do fator humano, é comum que deixemos alguma coisa passar.
Para reduzir esses prováveis erros nós nos utilizamos da tecnologia. No caso, da tecnologia de um software que automatiza os processos e procedimentos gerenciais, como é o caso da emissão automática de notas fiscais.
5. Organização
Por fim, outra vantagem muitíssimo relevante considerando reflexos gerenciais: organização. Ao integrar a emissão de notas fiscais ao sistema financeiro, tudo fica armazenado e concentrado nele, à disposição dos gestores. Com isso, não há a necessidade de criar pastas – físicas ou virtuais – para guardá-las. Assim, a organização fica muito mais viável e menos suscetível à pressa do dia a dia.
Conclusão
A integração contábil-financeira é o caminho para o crescimento de qualquer empresa. Isso porque seus benefícios contribuem diretamente para agilizar as rotinas administrativas, promovendo o ambiente gerencial perfeito para o aumento da produtividade.
Especificamente, em relação à integração do sistema de emissão de notas fiscais da Prefeitura ao sistema financeiro, não é diferente. Aliás, é ainda mais relevante para a gestão do escritório, pois esta é uma das obrigações administrativas mais importantes e que mais demandam tempo.