O processo de implantação do nosso software de gestão financeira possui 3 etapas: pré-implantação, treinamento e go live, conforme já falamos por aqui. As duas últimas etapas, de treinamento e go live,podem ser sucessivas ou concomitantes, razão pela qual falaremos de ambas neste mesmo artigo.
Para começar a entender o que, de fato, essas duas etapas representam no processo de implantação do sistema de gestão financeira, é importante relembrar que elas são projetadas na etapa de pré-implantação. Isso porque é neste momento que o cronograma de treinamento, bem como de iniciação do sistema é definido e projetado de acordo com as necessidades e disponibilidade do cliente.
Em geral, a primeira demanda de treinamento dos escritórios é o cadastramento de clientes. Mas é possível começar por outros caminhos, quando as circunstâncias gerenciais do escritório assim demandarem, o que evidencia a flexibilidade da implantação do sistema, sobretudo na fase de treinamento.
Para entender mais detalhadamente como funcionam estas duas etapas, selecionamos os principais marcos da etapa de treinamento e do go live. Confira abaixo!
3 principais marcos da etapa de treinamento
1. Comunicação documentada por e-mail
Um dos pontos mais relevantes da etapa de treinamento é a comunicação. Afinal, ela precisa ser clara, organizada e efetiva para que o treinamento seja feito da maneira adequada.
Com a Computar, todo esse processo comunicativo é documentado por e-mail, de modo que definições, ajustes e encaminhamentos ficam registrados numa mesma conversa eletrônica. Por isso, um dos diferenciais do treinamento da Computar é a transparência no processo comunicativo.
2. Treinamento interativo
Outro ponto importante para entender o treinamento é o fato de que esta etapa não é construída apenas pela Computar, mas sim por esta e pela equipe da contratante. Sendo assim, a equipe da Computar realiza o treinamento e encaminha atividades para serem realizadas pela contratante, que participa ativamente do processo, o que qualifica o treinamento, na medida em que aproxima ainda mais o cliente do sistema.
3. Suporte já funciona desde o treinamento
É comum que, durante a etapa de treinamento, as ferramentas do suporte sejam acionadas. Isso porque a maior parte dos clientes opta por realizar o treinamento de forma concomitante ao “start”. Ou seja, à medida em que o treinamento é feito, o sistema é iniciado. Com isso, é normal que se requisite ajuda do suporte, pois, se o treinamento ensina a utilizar as funcionalidades, aquele orienta ao esgotamento delas.
Go Live: o que saber sobre esta última etapa do processo de implantação do software?
Conforme já falamos por aqui a última etapa do processo de implantação do nosso sistema de gestão financeira é o go live, que é, basicamente, dar início ao funcionamento do sistema. Entretanto, esta etapa nem sempre será a última sozinha, pois a maior parte dos clientes prefere que ela seja concomitante ao treinamento.
Por exemplo, supondo que o treinamento seja em relação a “contas a pagar” e “contas a receber”, à medida em que estes lançamentos são feitos, o sistema começa a operar com base nas informações que são inseridas já na base de produção do software.
Há, entretanto, clientes que prefiram os lançamentos em bases de homologação. Ou seja, primeiro o treinamento, depois o “start”. A diferença entre um e outro meio de iniciar o funcionamento do sistema é, basicamente, sobre tempo, pois, o go live concomitante ao treinamento torna a implantação mais rápida.
Conclusão
As etapas de treinamento e go live, na Computar,são construídas junto ao cliente e da forma que melhor se ajuste às suas necessidades gerenciais. Isso porque tanto o cronograma de treinamento quanto o momento de iniciação do sistema são flexibilizados e adaptados àquilo que o contratante demande.
Tal flexibilidade viabiliza não só a personalização do sistema à realidade gerencial de cada escritório, como também sua efetividade no contexto da gestão financeira.