Depois da escolha do software financeiro adequado à sua Advocacia – que envolve alguns cuidados, como já reportamos por aqui – vem a fase de implantação do sistema. Claro que, de sistema para sistema, a ordem pode mudar, o método também, mas, em geral, esta fase envolve, basicamente, três etapas que conjugam uma série de procedimentos. E é sobre elas que falaremos hoje.
Veja quais são as 3 etapas de implementação do software financeiro da Computar
1. Pré-implantação
O primeiro passo para a implantação do nosso sistema de gestão financeira é a etapa de pré-implantação. Nesta etapa, ocorre uma espécie de ambientação, por meio da qual se conhece, de fato, em que circunstâncias a empresa opera, quais as suas necessidades gerenciais relacionadas ao financeiro, como funciona a logística de informação, quais as condições de pagamento utilizadas, qual a distribuição de tarefas, etc.
Isso porque, ao conhecer o ambiente estrutural interno da empresa, é possível ajustar as funcionalidades do sistema às demandas da sua gestão financeira. Por isso, a etapa de pré-implantação funciona também como garantia da própria flexibilidade do software financeiro. Depois da ambientação e do ajuste das funcionalidades do sistema às necessidades gerenciais do financeiro da empresa, vem o último ato da etapa de pré-implantação: a definição do cronograma.
Nele, são inseridas informações como, por exemplo, quais atividades serão feitas, com seus respectivos prazos; o que é acordado junto ao “usuário-chave”, colaborador que atua como um referencial de comunicação.
2. Treinamento
Uma vez definido o cronograma de atividades para implantação do software financeiro, é a hora de realizar o treinamento da equipe da empresa, seguindo os prazos respectivos. Nesta etapa, basicamente, há um treino específico para cada área financeira que o sistema atende.
Por exemplo, digamos que a sua Advocacia deseje começar utilizando a funcionalidade de gestão de custas processuais. O treinamento será realizado, especificamente, com o departamento/colaborador responsável por esse gerenciamento. Com isso, busca-se desenvolver um serviço mais eficiente e objetivo.
3. “Go Live”
O chamado “Start no sistema”, ou, em bom português, o famoso “botar para funcionar”. Esta etapa marca o início do funcionamento do software financeiro. Em geral, o “start” é feito de forma concomitante ao treinamento. Ou seja, à medida em que as funcionalidades vão sendo acessadas e treinadas, o “start” é feito. Assim, o sistema vai sendo “ligado” a cada treinamento realizado.
Mas esta é uma questão que também pode ser adaptada conforme a preferência de cada cliente. Afinal, a flexibilidade que caracteriza este software financeiro para Advocacias perpassa todo o processo de implantação.
Conclusão
Em termos gerais, o processo de implantação do nosso software financeiro é bastante simples. Isso porque as etapas são desenvolvidas de forma a contemplar as necessidades gerenciais, inerentes ao financeiro, de cada escritório de Advocacia; o que torna a implantação mais eficiente e pragmática.