4 cuidados que você deve ter na contratação de um software financeiro para sua Advocacia

A utilização de um software financeiro, na sua Advocacia, certamente irá facilitar o processo gerencial. Afinal, os sistemas de gestão surgiram para tornar a execução das atividades laterais de uma empresa – como a gestão financeira, por exemplo – mais dinâmica, prática e objetiva.

Para isso, entretanto, é preciso adotar alguns cuidados na hora da contratação. Pensando nisso, a Computar selecionou, para vocês, 4 cuidados que você deve ter na hora de realizar a contratação de um software financeiro para sua Advocacia.

1 – Software específico para área jurídica

É muito comum encontrarmos, no mercado de sistemas de gestão, produtos com propostas genéricas. Ou seja, sistemas de gestão que se pretendem funcionar em qualquer setor, prometendo atender qualquer tipo de demanda. Esse tipo de proposta, apesar de ser convidativa – sobretudo, porque são mais baratas – podem representar um problema para a gestão da sua Advocacia.

Isso porque as necessidades gerenciais de um escritório de Advocacia são muito específicas, envolvendo, por exemplo, a gestão de contratos, honorários, custas processuais, etc. Por isso, ao contratar um software financeiro para sua Advocacia, tenha sempre o cuidado de verificar se o serviço oferecido é capaz de atender, especificamente, às necessidades de gestão da área jurídica.

2 – Adaptabilidade às necessidades da sua gestão 

Pela mesma razão por que é preciso ter o cuidado de contratar um software específico para a área jurídica, outro cuidado que a sua Advocacia precisa ter é verificar a possibilidade de adaptabilidade dos módulos oferecidos pelo sistema. Em geral, os softwares financeiros específicos para a área jurídica oferecem, como módulos, por exemplo, contratos advocatícios, honorários e custas.

Mas cada escritório imprime uma realidade e uma necessidade diferente, não é mesmo? Por isso, é fundamental, para a efetividade da utilização do software financeiro, que ele possibilite a edição e a criação de módulos específicos, visando a atender às demandas do seu escritório.

3 – Empresas que atuem na área jurídica

Outro cuidado que os escritórios de Advocacia devem ter na hora de realizar a contratação de um software financeiro é optar por uma empresa que atue, especificamente, na área jurídica. Afinal, quanto mais específico for o serviço prestado pela empresa, mais efetivo também o será. Por isso, na hora de realizar a contratação de um software financeiro, certifique-se de que a empresa atua na área jurídica.

4 – Suporte qualificado

Uma das maiores razões por que funcionários, por exemplo, podem ser tão resistentes à tecnologia em seu ambiente organizacional é o fato de, simplesmente, não entenderem como funciona o procedimento tecnológico. O que ajuda a evitar essa incompreensão é exatamente o suporte, oferecido pela empresa.

Isso porque é exatamente o suporte que aproxima o funcionário do software, bem como possibilita o exaurimento das funcionalidades do sistema. Por isso, ao realizar a contratação de um software financeiro verifique se eles oferecem um serviço de suporte voltado tanto para a implementação quanto para o pós-venda.

Conclusão

A contratação de um software financeiro, em geral, representa avanços para o escritório de Advocacia. Afinal, facilita a implementação e o gerenciamento de práticas que integram o processo de gestão financeira. Mas, para que se tenha, de fato, a efetividade da utilização do sistema, é preciso adotar, na hora da contratação do software, cuidados como o grau de especificidade do serviço prestado e do produto oferecido; possibilidade de adaptação e também o oferecimento de suporte por conta da empresa.

Afinal, a implementação de um software financeiro, enquanto parte da gestão do escritório, demanda que a empresa que oferece o produto ofereça também um serviço de suporte que torne possível a exploração de todas as funcionalidades do sistema.

Fale conosco e saiba como podemos melhorar sua gestão financeira

Contate-nos

Rua José Bianchi, 555
Edifício New Office • Sala 1915
Ribeirão Preto / SP • 14096-730