A organização financeira em centros de custo permite ao gestor o conhecimento profundo acerca do seu negócio. Isso porque organizar as finanças em centros de custo significa criar centros específicos de receitas e despesas de acordo com cada unidade, área ou projeto.
Mas, afinal, quais as vantagens de implementar esse método de controle dentro da gestão financeira do seu escritório? Tal horizontalização da gestão financeira significa, de fato, mais controle?
Pensando nisso, a Computar selecionou 4 vantagens de organizar as finanças do seu escritório de advocacia em centros de custo.
1. Visão ampla e detalhada da situação financeira do escritório
A primeira vantagem de organizar financeiramente seu escritório em centros de custo é, sem dúvida, ter uma visão holística, e detalhada, das finanças do seu escritório. Isso porque, na medida em que se divide as receitas e despesas de cada área jurídica, por exemplo, é possível visualizar, clara e detalhadamente, como elas estão performando dentro da sua produtividade jurídico-financeira.
2. Segurança e antevisão no processo de tomada de decisão
Em razão da visão holística e detalhada da performance de cada área jurídica em seu escritório, é possível realizar projeções para sua advocacia. Com informações sobre o desempenho de cada área jurídica, o gestor pode prospectar ações com base nas demandas de cada uma, antes que estas se convertam, de fato, em problemas à atividade jurídica do escritório. Afinal, mesmo que atue em áreas distintas, por exemplo, o escritório é um só; mesmo que tenha inúmeras unidades espalhadas, a marca é uma só, de modo que é preciso pensar estruturalmente.
3. Facilidade para identificar a origem de problemas
Ao organizar as finanças do escritório em centros de custo é possível identificar não apenas as necessidades de cada área, unidade ou projeto. Isso porque uma das grandes vantagens desse modelo de organização é a facilidade de identificar a origem de problemas comuns ao universo financeiro de uma gestão.
Ao ter acesso às informações de cada agrupamento de receitas e despesas, fica mais fácil identificar desvios, a qualidade do gasto, enfim, tudo o que esteja relacionado a gatilhos problemáticos na gestão financeira do seu escritório.
4. Correção de distorções quanto à manutenção financeira do escritório
Por vezes, os escritórios, sobretudo aqueles que atuam em várias áreas, rateiam as despesas operacionais, como por exemplo, os custos com energia, água, internet, aluguel, etc. Entretanto, nem sempre esta divisão é justa, – e mais até que isso – nem sempre essa divisão é inteligente para o crescimento do escritório.
Isso porque, se determinada área, por exemplo, apresenta problemas de receita, como inadimplências ou dificuldades específicas, relacionadas à própria Justiça, não faz sentido estabelecer uma divisão igualitária, a título de rateio. Afinal, se a intenção é o crescimento do escritório, é preciso saber a hora de executar cálculos de proporcionalidade, a fim de que o escritório de advocacia cresça, conjuntamente.
Conclusão
A organização financeira em centros de custo permite ao gestor uma visão ampliada da situação financeira do escritório. Trata-se de um método de organização, dentro da gestão financeira, que, na medida que oferece informações detalhadas, embasa o processo de tomada de decisão, facilita a identificação e correção de distorções, viabilizando o crescimento conjunto de todo o escritório.
De forma geral, é um método, relativamente, simples de implementar. Isso porque exige, basicamente, disposição para organização e controle e, é claro, um sistema de gestão financeira, por meio do qual você consiga ter acesso rápido a informações fidedignas acerca dos números do seu escritório.