O mundo digital vem transformando, irreprimivelmente, os nossos modelos de trabalho, de modo a até constranger empreendedores e empresas a criarem seus perfis nas redes sociais, a fim de divulgar seus produtos e serviços. Essa transformação altera não somente a nossa forma de consumir, mas também, e fundamentalmente, toda a organização social do trabalho, o que tem impactos sociais, culturais e, sobretudo, econômicos.
A era digital nada mais é do que uma resposta da tecnologia às necessidades da globalização e, nesse sentido, visa a oferecer a tão buscada compatibilização ideal da expansão do trabalho com a redução dos seus custos. Essa compatibilização positiva entre entradas e saídas é, em simples síntese, o objetivo de todo negócio, não é mesmo? Por isso é que a tecnologia é um recurso de que, absolutamente, nenhum empreendimento, hoje em dia, pode abrir mão.
E com a Advocacia não é diferente, pois muitos dos procedimentos que integram todo o processo da atividade jurídica demandam digitalização. Desde o ato de dar entrada em uma petição inicial até o retorno financeiro do processo, advogar, atualmente, exige alguma familiarização com hardwares (computadores, notebooks, celulares) e softwares (Programas, aplicativos, sistemas de peticionamento eletrônico, etc.).
Nesse contexto, a pergunta é: está valendo a pena manter um escritório físico de Advocacia, considerando que, praticamente, tudo que envolve a atividade jurídica pode ser feito de forma remota? Afinal, qual a repercussão efetiva que essa estrutura física tem sobre a atividade jurídica? O perfil dos clientes, hoje em dia, realmente exige a existência de um escritório físico?
Pensando nisso, selecionamos alguns pontos e contrapontos a respeito do que vem se tornando uma tendência: os escritórios digitais! Você sabe como funciona? Conhece suas principais vantagens e desvantagens? Se ficou interessado, então leia até o fim!
Como funciona o trabalho em um escritório digital?
O modelo de trabalho em um escritório digital de Advocacia, na verdade, depende muito do contexto próprio de cada escritório. Isso porque, a depender dos seus recursos disponíveis e da sua área de atuação, o processo de trabalho pode ser mais ou menos integrado ao conceito da virtualização.
Mas, em linhas gerais, um escritório digital de Advocacia, basicamente, tem as seguintes características: atendimento virtual ao público, produção jurídica remota (home office), gestão online de processos, documentos contratos, etc; negociações online e marketing apenas digital. Além disso, outro ponto bem relevante para se chamar a atenção, em um contexto de advocacia digital, é a questão da produtividade, no trabalho.
Isso porque, diferente do que costuma ocorrer nos escritórios físicos, nos escritórios digitais o tempo ocioso não é contabilizado, pois se paga pela produtividade, e não pela presença. Assim, o colaborador deixa de perder tempo não só com o deslocamento para o trabalho, mas também com as recorrentes ociosidades do expediente tradicional. Portanto, o que caracteriza, essencialmente, um escritório digital é o trabalho em home office e virtualização de todos os procedimentos que integram o processo de trabalho jurídico.
Entretanto, é sempre bom lembrar que nada é 100% e que para todo ponto, um contraponto, não é mesmo? Por isso, precisamos sempre ponderar a respeito dos prós e contras de nossas decisões pessoais e profissionais. Essa ponderação é, estritamente, particular, pois a conclusão dela irá depender de cada contexto. Então, confira os pontos e contrapontos do escritório digital na Advocacia e avalie, a partir disso, se ele é ou não uma opção para você.
Pontos do escritório digital na Advocacia
1 – Redução de custos com manutenção
Ter um escritório digital significa, na prática, trabalhar em casa. Em termos financeiros, significa não ter de arcar com os altos custos de manutenção de um escritório físico, como aluguel, por exemplo, que costuma ser o mais relevante de todos.
2 – Aumento e controle de produtividade
Como pontuado acima, o modelo de trabalho em um escritório digital de Advocacia leva em consideração a recompensa por tarefa. Dessa forma, é possível agir com mais assertividade, tanto o colaborador, que é recompensado, proporcionalmente, pelo próprio esforço; quanto o escritório, que só recompensa o que, efetivamente, é produção jurídica.
3 – Flexibilidade de horários
Uma das maiores vantagens do escritório digital é a flexibilidade de horários, que permite ao colaborador a possibilidade de trabalhar na hora que quiser, bastando, apenas, cumprir com seu próprio cronograma de produtividade. Nesse contexto, a depender do ritmo e do conteúdo da produção, é possível concluir todo o trabalho da semana em dois ou três dias, o que significa ter mais tempo livre.
4 – Maior visibilidade da sua Advocacia
Este é um dos pontos mais relevantes do escritório digital de Advocacia, sobretudo, para quem deseja ampliar sua cartela de clientes. Isso porque, sendo digital, o escritório pode ser contatado de qualquer lugar, o que pode lhe render reputação nacional e excelentes parcerias, como filias, por exemplo.
Contrapontos do escritório digital na Advocacia
1 – Maior investimento em marketing digital
Um dos custos de manutenção de um escritório virtual de Advocacia é, justamente, este: o marketing digital. E desse custo não é possível abrir mão, já que o escritório, operando neste modelo, precisa ser visto nas plataformas virtuais, como LinkedIn, Facebook e Instagram, e Blogs, por exemplo. É preciso oferecer, no mundo digital, o que não se oferece no mundo físico: presença. E isso, é claro, demanda investimento.
2 – Dificuldade de separar as despesas do escritório das despesas pessoais
Este aqui é um dos maiores contrapontos de um escritório digital de Advocacia. Se já é difícil evitar a confusão patrimonial no contexto de um escritório físico – em que é perfeitamente perceptível a diferença entre o que do advogado e o que é do escritório – imagine em um escritório digital. Afinal, nesse contexto de trabalho em home office, como contabilizar o que é despesa do escritório e o que é despesa pessoal, se todos os custos de manutenção estão concentrados, fisicamente, em sua casa?
3 – Perda do contato “olho no olho” com os clientes
Ainda não é possível afirmar que o home office veio para ficar, apesar de ele ter oferecido ao mundo a percepção de quanto tempo perdemos com o deslocamento para o trabalho. Isso porque muitos clientes ainda preferem o “cara a cara”, seja por não terem afinidade com tecnologia, seja por uma questão de segurança, o que é, inclusive, uma questão muito relevante. Ainda mais hoje em dia, em que os criminosos inventam, a cada minuto, uma forma nova de realizar fraudes na internet. Por isso, a depender da área de atuação do seu escritório, essa perda de contato pode ser fatal.
4 – Falta de interação entre os colaboradores
O ambiente de trabalho é para ser um ambiente construtivo e é. A experiência a partir do contato pessoal com outros profissionais, por si só, é sempre construtiva tanto profissional quanto pessoalmente. Por isso é que a falta dessa interação – gerada pelo isolamento do trabalho em home office – na medida em que prejudica a própria cultura da empresa, é um dos contrapontos do escritório digital de Advocacia.
Conclusão
Um escritório digital de Advocacia oferece inúmeras possibilidades para seus colaboradores, viabilizando possibilidades como: expansão do trabalho; liberdade para bater seu próprio “ponto”; aumento da produtividade, etc. Entretanto, essas vantagens não vêm sem contrapontos, pelo que é preciso avaliar, em cada contexto, se esse modelo de trabalho se adequa, de fato, ao objetivo da sua advocacia.