Principais ferramentas de um sistema para gestão financeira

Blog Computar Sistemas

A administração financeira é uma atividade fundamental para todas as empresas, qualquer seja o porte ou segmento em que atua, pois envolve o planejamento, a análise e o controle de todos os recursos que, geridos de forma adequada, proporcionam a maximização dos resultados de um
negócio, por isso o uso de um Sistema de Controle Financeiro é tão importante.

A tarefa é árdua, principalmente em mercados altamente competitivos. Com isso, o uso de um Sistema de Controle Financeiro torna-se um diferencial para auxiliar os administradores na tomada de decisões estratégicas com agilidade e assertividade. Afinal, avaliar se as receitas estão superando as despesas e o melhor momento para investir são apenas algumas de suas responsabilidades diárias.

E por falar em responsabilidades, a administração financeira é dividida em diversas frentes como, por exemplo, contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e previsão orçamentária. Confira mais detalhes a seguir e saiba como a Computar pode auxiliar a sua empresa a otimizar resultados.

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é o primeiro passo para garantir a boa gestão da sua empresa pois trata-se de um instrumento que permite planejar e acompanhar a movimentação financeira de entradas e saídas a partir da inserção de todas as receitas e despesas geradas no período.

Adotando essa prática igualmente é possível ter mais visibilidade de saldos em caixa ou em bancos, lançamentos de contas correntes, contas a pagar, contas a receber, entre outros. Com o Fluxo de Caixa, o administrador passa a ter uma visão integrada da situação da empresa e de todo o Sistema de Controle Financeiro podendo, inclusive, antecipar decisões estratégicas e avaliar alternativas para potencializar ou reverter cenários.

Cobrança Bancária / Boleto Bancário

A cobrança bancária ou boleto bancário é um recurso muito utilizado por inúmeras empresas devido a sua praticidade, pois o administrador pode rapidamente emitir e acompanhar as carteiras de cobrança bancárias. Essa praticidade se estende também ao cliente, que pode realizar seus pagamentos em qualquer banco, caixas eletrônicos ou ainda pela internet.

Nesse sentido, o Sistema de Controle Financeiro facilita a visualização de relatórios de títulos em aberto, vencidos, liquidados, em cartório ou protestados e troca arquivos digitais com os bancos de forma rápida, segura e automática.

Contas a Pagar

Contas a pagar são todas as obrigações financeiras assumidas pela empresa como aluguel, equipamentos, salários, impostos, empréstimos, insumos para produção etc. Cumprir com esses compromissos é fundamental para manter todo o fluxo funcionando e, consequentemente, garantir a solidez do negócio.

Contas a Receber

Contas a receber são as obrigações que pessoas físicas ou jurídicas assumiram com a empresa por meio de cartão de crédito, crediário, boleto bancário, entre outros. Esse é mais um controle essencial para garantir uma vida financeira saudável para qualquer empresa. Por isso, deixar de
receber um ativo ou realizar uma cobrança indevida ou atrasada por falta de monitoramento é uma falha grave.

A gestão adequada das contas a receber permite acompanhar o saldo aberto de cada cliente, títulos em cartórios e protestos, bem como gerar recebimentos parciais das dívidas dos seus clientes, melhorando, inclusive, o Fluxo de Caixa da empresa.

Integrando o módulo de contas a receber ao sistema de Vendas, a sua empresa ganha agilidade, já que os lançamentos são automaticamente registrados em Contas a Receber.

Conciliação Bancária

Conciliação bancária é a comparação de saldos, entradas e saídas com a movimentação (receitas e despesas) esperada para o período. Esta é uma das melhores práticas para evitar surpresas nas finanças e manter o capital da empresa sob controle.

Sincronizar o Sistema de Controle Financeiro de sua empresa com seus extratos bancários permite identificar e solucionar divergências além de manter os saldos de caixa e bancos sempre atualizados.

Previsão Orçamentária

Previsão orçamentária é o conjunto de análises que o administrador realiza geralmente com base em dados do ano anterior para projetar receitas, despesas e investimentos para um determinado período. O resultado dessa projeção contribui para o estabelecimento de metas, avaliação de resultados, estimativa de receitas e despesas e, eventualmente, corte de gastos.

Com o Sistema de Controle Financeiro é ainda mais fácil visualizar com detalhes os lançamentos do ano e identificar as principais diferenças entre os valores previstos e os realizados. Dessa forma, a empresa consegue definir seus rumos com tranquilidade.

Fale conosco e saiba como podemos melhorar sua gestão financeira

Contate-nos
Computar

Rua José Bianchi, 555
Edíficio New Office • Sala 1915
Ribeirão Preto / SP • 14096-730

×